Tecnologia para classificação automática de defeitos de grãos de soja recebe Prêmio Embrapii
Postado por Redação em 13/12/2024 em NotíciasReprodução
Credenciada há menos de um ano e meio, a Unidade Embrapii Itech-Agro (Integração de Tecnologias Habilitadoras no Agronegócio) da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), conquistou o primeiro lugar do Prêmio Embrapii ao concorrer com outras 19 na categoria de projeto mais inovador com micro e pequenas empresas (MPE), com o projeto Grain Analytic System (GRAS), uma tecnologia pioneira para classificação automática de defeitos de grãos de soja, utilizando fotônica, visão computacional e inteligência artificial.
A ferramenta gera análise, de forma rápida e precisa, das informações físico-químicas, dispensando o corte do grão de soja, oferecendo solução única, que é o grande diferencial da inovação.
Embora o grão de soja seja de grande relevância, a determinação da sua qualidade, no mundo todo, se baseia ainda na inspeção visual, realizada pelos poucos profissionais de classificação existentes, por meio de um processo totalmente manual. Enquanto a tecnologia realiza a tarefa em 4 minutos, os métodos tradicionais levam até 90 minutos.
A cerimônia de divulgação dos resultados e a entrega de prêmios ocorreu na última terça-feira, 10, em Brasília (DF), durante o Encontro Anual das Unidades Embrapii. No total, 65 unidades Embrapii se candidataram nas sete categorias propostas no Programa de Reconhecimento Sistema de Unidades Embrapii.
O objetivo do programa é reconhecer as Unidades Embrapii e pesquisadores que contribuem para a inovação industrial do Brasil por meio de seus projetos, comprometimento, resultados e desempenho, em alinhamento ao modelo de operação e de excelência da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
"A premiação é um reconhecimento do compromisso das Unidades Embrapii com a excelência e a inovação. Ela celebra o talento e a dedicação de quem transforma conhecimento em impacto real para a indústria e para a sociedade", afirma Álvaro Toubes Prata, diretor-presidente da Embrapii.