Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

DJI Agriculture traz dados inéditos sobre atuação de drones agrícolas no Brasil

Postado por Redação em 02/05/2025 em Notícias

Compartilhar:

Aproximadamente 400 mil drones agrícolas operados por 400 mil pilotos treinados tratam 300 tipos de culturas em 100 países

DJI Agriculture traz dados inéditos sobre atuação de drones agrícolas no Brasil

Reprodução

A DJI, companhia mundial de drones civis e tecnologia de câmeras criativas, apresentou seu quarto Relatório Anual de Perspectivas da Indústria de Drones Agrícolas. Os dados revelam uma indústria global em amadurecimento, estruturada em torno dos drones agrícolas e pronta para a próxima fase de crescimento.

Autoridades de aviação regionais vêm implementando políticas mais favoráveis para acelerar a agricultura de precisão e tecnologias inteligentes de proteção de cultivos em todo o mundo. A padronização do treinamento de pilotos também impulsionou a entrada de jovens e mulheres nesse setor. Ao final de 2024, estimava-se que 400 mil drones agrícolas da DJI estavam em operação globalmente — um aumento de 90% em relação a 2020. A adoção da tecnologia de drones já resultou na economia de aproximadamente 222 milhões de toneladas de água e na redução de 30,87 toneladas de emissões de carbono.

“Os drones agrícolas se tornaram equipamentos essenciais nas fazendas ao redor do mundo. Graças a políticas baseadas em pesquisa e a um processo mais claro de capacitação de operadores, a adoção entre jovens e mulheres cresceu significativamente”, afirma Yuan Zhang, Diretor Global de Vendas da DJI Agriculture. “À medida que a indústria continua a amadurecer globalmente, a DJI Agriculture mantém firme sua missão de ajudar os agricultores a aumentar sua eficiência e produtividade de forma sustentável por meio de tecnologias inovadoras com drones”, diz o executivo.

Estudos de caso: pulverização, dispersão e manejo de pomares

O relatório da DJI inclui novos estudos de caso sobre aplicações de pulverização e dispersão em culturas como milho, café, canola, girassol, arroz, banana e vinhedos.

O levantamento aponta que usando os drones DJI Agras T40 e T50 para aplicar pesticidas, fungicidas e fertilizantes foliares, os cafeicultores reduziram os custos operacionais em 70% comparado à pulverização manual e em 50% em relação ao trator.

Mostra também que, em parceria com produtores de arroz ao redor do mundo, a DJI documentou recomendações como ajuste da altitude de voo e velocidade do disco de dispersão de acordo com o espaçamento das rotas, uso de tratores para nivelar o terreno e garantir que as sementes pré-germinadas de arroz não ultrapassem 3 mm.

Além disso, com o drone DJI Agras T50, um viticultor idoso reduziu o uso de químicos pela metade — de 241,64 para 111,94 litros. O tempo de pulverização caiu de 3–4 dias para apenas 2,5 horas. Ele também conseguiu tratar com mais eficiência as áreas inclinadas do terreno, mesmo após chuvas, ao contrário do trator tradicional.

Políticas baseadas em pesquisa aceleram a adoção

O uso de drones agrícolas continuou a se expandir ao longo de 2024. Alguns países estão passando de testes limitados para aplicações formais, enquanto outros ampliam o uso de drones de culturas únicas para múltiplas culturas. Isso é, em grande parte, resultado de regulamentações mais inteligentes por parte das autoridades locais de aviação. Por exemplo, a Argentina reduziu as restrições para o uso de drones em áreas agrícolas, enquanto a Espanha simplificou o processo de aprovação para drones agrícolas. Ao mesmo tempo, países como o Brasil padronizaram ainda mais o processo de formação de pilotos, facilitando a legalização do uso de drones pulverizadores.

 

Postado por Redação em 02/05/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.