Plataforma antecipa crédito para produtores e já movimenta rede com 130 agentes financeiros
Postado por Redação em 15/08/2025 em NotíciasProjeto foi criado em 2020, quando a Corteva buscava facilitar o gerenciamento de recebíveis
Divulgação: Corteva Agriscience
A antecipação de recebíveis, antes restrita a processos burocráticos e demorados, ganhou velocidade no campo com a criação do AgroAntecipa, plataforma desenvolvida pela iDtrust em parceria com a Corteva Agriscience. A solução conecta produtores e fornecedores a mais de 130 agentes financeiros, permitindo acesso rápido ao capital necessário para manter o ciclo produtivo em andamento.
O projeto foi desenvolvido em 2020, quando a Corteva buscava uma forma tecnológica e segura de facilitar o gerenciamento e a negociação de recebíveis de fornecedores, em um momento em que encontros presenciais eram inviáveis devido à pandemia. Desde então, a iniciativa evoluiu para um ecossistema digital que simplifica a antecipação de pagamentos, reduz a burocracia e amplia as possibilidades de investimento em insumos, maquinário e outras demandas da lavoura.
A iDtrust atua como gerenciadora do fluxo de caixa, conectando as contas a pagar das empresas à rede de agentes financeiros. O fornecedor visualiza seus recebíveis e escolhe a melhor oferta de crédito disponível. Para o CEO da iDtrust, Júnior Santos, que vem de uma família de produtores do interior de São Paulo, a experiência no campo ajudou a moldar a solução. “Foi uma experiência de personalização. Foi a primeira experiência de olhar a dor de uma grande empresa, internalizar essa dor, fazer com que o time comprasse. Então, foi um ponto de transformação. Hoje, a gente se posiciona exatamente assim: vamos à empresa, escutamos a dor dela e trazemos como meta resolver essa dor, olhando para o cenário de crédito, finança, mercado e capital”, afirma.
A Corteva, que desde a fusão das divisões agrícolas da Dow Chemical e DuPont vem ajustando suas políticas financeiras ao ciclo agrícola, enfrentava o desafio de oferecer prazos mais longos de pagamento sem prejudicar fornecedores que precisavam de liquidez imediata. O AgroAntecipa surgiu para viabilizar essa estratégia no Brasil, promovendo o alongamento do prazo médio de pagamento de forma estruturada e sustentável.
Para a companhia, a plataforma fortalece o relacionamento com parceiros e reforça o papel do crédito como motor do setor. "A proposta é que o crédito fomente o crescimento deste ecossistema”, diz Bruno Nespoli Damasceno, líder de Tesouraria da Corteva na América Latina.
Com a plataforma personalizada, uma operação de crédito pode ser concluída em poucos cliques. “A digitalização, a governança e a securitização sustentam o desenvolvimento deste ecossistema, contribuindo assim para o crescimento integrado do setor”, acrescenta Damasceno.
Para Santos, a meta é clara: "Queremos ser agentes transformadores do agronegócio brasileiro. Permitir que as empresas do setor tenham a mesma agilidade, a mesma facilidade, os mesmos produtos financeiros e banking que essas empresas criaram e usaram. Agora é a vez da empresa do agronegócio poder ter produtos financeiros para o próprio ecossistema. Levar crédito para sua cadeia produtiva, levar crédito para seus funcionários, dar crédito para seus clientes poderem consumir mais e isso movimentar ainda mais o país.”