Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Natter investe em automação da gestão para integrar operação agroindustrial

Postado por Redação em 11/02/2026 em Notícias

Compartilhar:

Com atuação em diferentes frentes do agronegócio, empresa do Mato Grosso escolheu a Senior após diagnóstico de gestão

Natter investe em automação da gestão para integrar operação agroindustrial

Divulgação

A Natter, agroindústria com 15 anos de atuação no Brasil e sede em Cuiabá (MT), anunciou a adoção das soluções da Senior Sistemas, empresa brasileira de software de gestão, para conectar processos, padronizar informações e apoiar decisões estratégicas.

Com 15 unidades de negócio distribuídas entre Mato Grosso e Rio Grande do Sul, a companhia atua em diferentes frentes do agronegócio, incluindo a produção de soja e milho, a pecuária, a piscicultura, a produção de fertilizantes a partir do reaproveitamento de resíduos e a vinicultura. Essa gama de atividades exige uma gestão capaz de conectar o campo à indústria e às áreas administrativas, conciliando planejamento agrícola, controle de custos, gestão de pessoas e processos corporativos.

A lógica de economia circular adotada pela agroindústria, que transforma resíduos produtivos em insumos para a própria operação, amplia ainda mais a complexidade do negócio ao exigir rastreabilidade, integração de dados e uma visão consolidada das diferentes etapas da cadeia produtiva.

Diagnóstico orientou a decisão

A escolha pela Senior foi resultado de um processo de avaliação, que envolveu benchmarking com diferentes fornecedores e a realização de um diagnóstico de gestão. Antes da contratação, a empresa de software conduziu um mapeamento detalhado da operação, identificando gargalos de eficiência, oportunidades de automação e pontos críticos de integração entre áreas, unidades e frentes produtivas da companhia.

A partir desse diagnóstico, a Natter identificou a necessidade de avançar na integração dos processos de gestão, reduzindo a dependência de controles manuais e a fragmentação de informações entre áreas e unidades. “O diagnóstico realizado pela Senior foi decisivo, porque trouxe uma leitura clara dos nossos desafios e mostrou como a tecnologia pode apoiar uma gestão mais integrada e eficiente”, afirma o CEO da Natter, Rafael Bortoli.

De acordo com Fernando Silva, diretor de Agronegócio na Senior, o diagnóstico evidenciou que a complexidade da operação exigia reduzir a fragmentação das informações e a dependência de controles manuais. Diante desse cenário, a estruturação do projeto partiu da necessidade de integrar dados do campo, da indústria e da área administrativa em um único ambiente de gestão, com processos padronizados e maior visibilidade para apoiar a tomada de decisão.

A partir desse mapeamento, a companhia optou pela adoção de um conjunto de soluções da Senior que inclui ERP, HCM, Senior Flow e GAtec, plataforma especializada na gestão do agronegócio. A implantação contempla 14 empresas do grupo, com 31 filiais, integrando operações distribuídas entre Mato Grosso e Rio Grande do Sul. O projeto abrange frentes agrícolas (soja, milho e algodão), pecuária de corte, piscicultura, indústria de fertilizantes à base de resíduos de peixe e a operação de vinicultura. “A iniciativa foi desenhada para integrar toda a operação do grupo, do campo à indústria e às áreas administrativas, com foco em padronização de processos, automação e consolidação das informações em um único ambiente de gestão”, afirma Silva.

Para a Senior, o projeto reflete uma transformação em curso no agronegócio, especialmente entre empresas com operações em várias frentes e cadeias produtivas cada vez mais complexas. “Movimentos como o da Natter refletem uma transformação mais ampla no agronegócio, em que empresas com operações em várias frentes precisam tratar a gestão como um eixo estratégico do crescimento”, acrescenta Lucas Ribeiro, gerente de comunicação da Natter.

 

Postado por Redação em 11/02/2026 em Notícias