Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Empresa brasileira é selecionada para o programa Startup Collaborator da John Deere

Postado por Redação em 12/02/2026 em Notícias

Compartilhar:

 IoTag desenvolveu uma tecnologia de telemetria avançada que lê dados de diferentes fabricantes de máquinas agrícolas

Empresa brasileira é selecionada para o programa Startup Collaborator da John Deere

Reprodução

A empresa curitibana IoTag foi selecionada para o programa John Deere Startup Collaborator que tem como objetivo aprofundar a interação da multinacional com startups cuja tecnologia possa agregar valor aos seus clientes.

Fundada em 2018, a companhia desenvolveu uma telemetria avançada, capaz de comparar o desempenho entre máquinas de diferentes fabricantes, transformando milhares de dados em informações para auxiliar a administração das frotas nas fazendas. Por seu desempenho, no Brasil, foi escolhida para somar dados, análises e métricas no SOL ÁguIA, a plataforma de inteligência artificial da Sol by RZK – empresa de tecnologias agrícolas do grupo RZK – aplicada na gestão completa das operações digitais propriedades agrícolas.

Jorge Leal, fundador da IoTag, se diz honrado por representar o Brasil entre os escolhidos para o Startup Collaborator e expressa satisfação em ser o parceiro da Sol by RZK no Brasil, contribuindo para melhorar o desempenho do agro nacional. “Estamos nesta parceria porque acreditamos na visão para o futuro digital do agro. Eles transformam os dados que fornecemos em uma inteligência artificial que integra toda a operação das fazendas, ajudando o produtor rural a reduzir custos e aumentar a produtividade.”

“Ter parceiros chancelados internacionalmente demonstra que nossos produtos e serviços entregam conhecimento profundo sobre o agro e expertise para atuar no limiar da tecnologia. Somando a nossa ampla rede de infraestrutura de conectividade 3/G/4G, esta parceria nos dá a certeza de oferecer a gestão digital mais completa para os agricultores brasileiros, com alta capacidade de observar o todo, fazer análises complexas com agilidade, objetividade e simplicidade”, completa Rodrigo Oliveira, CEO da Sol by RZK.

Na plataforma da Sol, a IA transforma dados extraídos da telemetria IoTag em medidas reais entregues pelo Programa de Eficiência SOL Temetria 2.0. Este produto inovador monitora continuamente as máquinas e permite a tomada de decisão que pode fazer diferença tanto no desempenho quanto na manutenção preditiva. Ou seja, os sensores e módulos IoT (internet das coisas) coletam dados em tempo real de consumo, rotação, velocidade e ociosidade, permitindo uma visão completa de cada máquina e operação. A partir disso, a IA gera e envia relatórios diretamente pelo WhatsApp, com indicadores de eficiência, custo por hora e consumo ideal. E o produtor pode conversar com a telemetria para tirar dúvidas, comparar máquinas e fazer a melhor escolha, em tempo real.

 

Postado por Redação em 12/02/2026 em Notícias