Ourofino Agrociência otimiza processos com Tolling da Delaware Brasil
Postado por Redação em 06/05/2024 em NotíciasEmpresa relata melhoria de 100% na qualidade do trabalho da equipe
Fábrica Ourofino Agrociência
A Ourofino Agrociência, fabricante de defensivos e produtos agrícolas implementou o processo de manufatura de produtos de terceiros, conhecido como Tolling, visando modernizar ainda mais os processos internos da empresa. O projeto foi realizado pela delaware Brasil.
Localizada em Uberaba, em Minas Gerais, a empresa, que é líder na produção de defensivos agrícolas, possui mais 15 anos no mercado e conta com mais de 700 colaboradores, além de um portfólio que abrange mais de 30 produtos internos e aquiridos de terceiros, para complementar a produção.
Devido ao aumento da quantidade de serviços prestados e no número de clientes, em 2023 a empresa, migrou para o SAP S/4HANA, ERP para grandes empresas, por meio do programa RISE with SAP, em colaboração com a delaware. Com essa decisão, ela conseguiu modernizar seus processos internos, identificando desde desafios até oportunidades e, pela sua ampla capacidade de produção,
Mesmo após a implementação do ERP, o processo continuou sendo executado de forma 100% manual, o que acarretava a uma ineficiência operacional. Sendo assim, eles decidiram automatizar todo o processo produtivo e optaram pela solução da delaware, como explica Rosangela Moraes, gerente de Tolling na Ourofino. “A delaware nos trouxe o menor tempo de implementação no desafio, nos trazendo uma proposta de confiança e executando o projeto em seis meses”, diz.
O projeto foi realizado utilizando a plataforma SAP Business Technology Platform (BTP) da multinacional alemã, voltada para acelerar a inovação e potencial de negócios. A primeira fase, que foi concluída em janeiro deste ano, já trouxe resultados significativos.
Atualmente, o cenário da companhia mudou completamente com essa automatização. “A delaware trouxe uma implementação pioneira no mercado que tem sido um sucesso enorme para a nossa empresa e para os nossos clientes”, pontua Juliene Costa, analista fiscal na Ourofino.
Dentre os principais benefícios da implementação do Tolling na Ourofino, está a economia de, aproximadamente, 170 horas mensais na emissão de notas fiscais, além da redução do tempo de operadores que, antes, aguardavam cerca de 1 hora no pátio, devido a falta de espaço. Hoje, com os novos processos implementados, esse tempo foi significativamente reduzido em, aproximadamente, 30 minutos, melhorando a eficiência geral das operações logísticas.
Essas transformações permitiram também uma melhor realocação dos colaboradores que, antes, passavam muito tempo em tarefas não estratégicas e, agora, podem se dedicar a tarefas especializas que a empresa já tem estrutura para absorver.
Após resultados com a gestão automatizada, a Ourofino tem como meta aumentar a capacidade de produção e captar mais valor para a companhia. “À medida que o nosso negócio segue crescendo, precisamos estabelecer com êxito os princípios de agilidade, governança e, principalmente, a satisfação do cliente. E, com o apoio da delaware Brasil, sabemos que iremos ir ainda mais adiante”, finaliza a gerente de Tolling na Ourofino.