Grupo Bimbo implementa Microsoft Power Platform
Postado por Redação em 17/02/2025 em NotíciasEmpresa também migrou para a nuvem Azure AI, proporcionando escalabilidade e segurança
Reprodução
A empresa de panificação Grupo Bimbo, com o desafio de se adaptar às diferentes realidades locais de seus funcionários e necessidades do consumidor, percebeu o valor de empoderar seus próprios colaboradores para criarem suas próprias aplicações. Com isso, escolheu o Microsoft Power Platform para ajudar os colaboradores a aproveitarem melhor seus dados.
Para dar início a essa transformação, a companhia aprovou o estabelecimento de seu primeiro Centro de Excelência (CoE, em inglês) de tecnologia. O CoE capacita os associados a idealizar e construir seus próprios aplicativos automatizados, reduzindo o trabalho online manual que os impede de fazer o que amam e continuar a oferecer experiências excepcionais ao consumidor.
“A tecnologia tem sido incrivelmente fácil de aprender, e temos observado um grande engajamento de nossos associados. Com a Power Platform, até mesmo pessoas de áreas não técnicas, como padarias e contabilidade, têm sido capazes de usá-la de forma eficaz”, relata Carlos Diaz, Diretor Global de Automação Inteligente e Digitalização do Grupo Bimbo.
Como parte do lançamento do CoE, a empresa convidou 21 mil de seus 152 mil associados globalmente para usar a Microsoft Power Platform graças ao seu acelerador gráfico intuitivo de IA e pouca necessidade de programação (low-code). O Grupo logo percebeu os benefícios de todos os colaboradores compreenderem e gerenciarem seus dados de uma forma que lhes permitisse transformar seu uso por meio da automação. As soluções da Power Platform usadas pelos associados incluem Microsoft Power Apps, Power Automate, Power BI, Power Pages e Microsoft Copilot Studio. A empresa também migrou para a nuvem Azure AI, proporcionando escalabilidade, segurança e tempo de comercialização rápido para os aplicativos.
“A tecnologia tem sido incrivelmente fácil de aprender, e temos observado um grande engajamento de nossos associados,” diz Carlos Diaz, diretor global de Automação Inteligente e Digitalização do Grupo Bimbo. “Com a Power Platform, até mesmo pessoas de áreas não técnicas, como padarias e contabilidade, têm sido capazes de usá-la de forma eficaz”, concluiu.
O Grupo ofereceu inúmeras opções de suporte e treinamento para a Power Platform por meio de seu CoE, garantindo que as pessoas pudessem alcançar a escala e o sucesso no desenvolvimento de seus aplicativos. Esses recursos incluíam workshops de produtos, compartilhamento de melhores práticas, revisões quinzenais de aplicativos, hackathons e revisões de arquitetura com os departamentos de TI, segurança e conformidade.
Em apenas três anos, milhares de desenvolvedores amadores do Grupo criaram aplicativos que estão mudando a forma como a empresa faz negócios. Para ilustrar os benefícios tangíveis da Power Platform, um funcionário criou um aplicativo chamado BIDA, um assistente digital de RH que apoia uma ampla gama de necessidades entre trabalhadores sindicalizados, equipes de transporte e vendas. Outra pessoa criou um aplicativo financeiro que agilizou as aprovações de investimentos de semanas para apenas algumas horas, resultando em economias significativas de custos e aumento da produtividade.
“A escalabilidade da Power Platform permitiu ao Grupo Bimbo adaptar-se e inovar para atender às necessidades dos consumidores e dos negócios mais rapidamente do que imaginávamos,” diz Berenice N. Franco Garcia, gerente de Entrega, Automação Inteligente do Grupo Bimbo. “Estamos replicando muitos desses aplicativos em nossos mercados porque estão criando eficiências de fluxo de trabalho impressionantes e documentadas.”
Até o momento, os funcionários criaram 7 mil aplicativos de power apps, 18 mil processos e 650 agentes, ajudando-os a automatizar tarefas de baixo valor e economizando para a empresa dezenas de milhões anualmente em esforços de desenvolvimento tradicional e eficiências operacionais.