Supercampo e VTEX firmam parceria para impulsionar digitalização de cooperativas do agro
Postado por Redação em 07/08/2024 em NotíciasParceria possibilitou integração de meios de pagamento, estoques, hubs logísticos e ERPs para unificar e automatizar processos B2B
Leandro Carvalho, CEO da Supercampo. Foto: Torin Zanette
A iniciativa intercorporativista digital Supercampo, formada por 11 das 20 maiores cooperativas agro brasileiras, firmou parceria com a VTEX, plataforma de comércio composable, para digitalizar a operação B2B de todos os seus clientes — Lar, Copacol, Agrária, Integrada, Castrolanda, Frísia, Capal, Cotrijal, Copercampos, Coopertradição e Coplacana.
O anúncio reforça a tendência e a necessidade crescente das empresas do agronegócio de buscar tecnologias que facilitem a comunicação entre os produtores e toda a cadeia agro, otimizando processos, tomadas de decisão e a geração de negócios. Uma pesquisa da McKinsey & Company revelou que o uso de meios digitais no agronegócio brasileiro aumentou de 36% antes da COVID-19 para 46% em 2021, um crescimento significativo comparado aos 7% nos EUA e na União Europeia. Essa modernização tem criado um mercado agrícola digital que impacta positivamente toda a cadeia produtiva.
Por meio da suíte de produtos de B2B da plataforma VTEX, a Supercampo passou a integrar os meios de pagamento, SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque), hubs logísticos e sistemas de gestão ERPs de cada uma das 11 cooperativas, unificando e automatizando processos. A partir dessa integração, foi possível digitalizar os fluxos comerciais de todas as empresas cooperadas — desde a compra e venda de produtos do varejo B2C até a comercialização de insumos importantes, como rações, óleo diesel e sementes, no modelo B2B.
De acordo com Fabio Schimidt, VP de Solutions Engineering da VTEX, a parceria é um exemplo de como a tecnologia pode se ajustar a qualquer segmento, especialmente no agro, integrando a cadeia produtiva, passando pelos produtores rurais, cooperativas e propriedades, tudo em um ambiente 100% digital. "Desenvolvemos um modelo completo para os negócios online entre cooperativas e produtores, o que representa a chegada de uma solução inédita, que impulsiona significativamente a transformação digital do agronegócio brasileiro", conta o VP.
Os modelos tradicionais das plataformas de ecommerce, até então, não atendiam as cooperativas do agronegócio. Isso porque o produtor rural tem condições comerciais diferentes do consumidor final ou de outra empresa - nos canais tradicionais o produtor precisa escolher se irá comprar utilizando os dados do seu CPF ou do CNPJ. “É preciso levar em conta, por exemplo, os benefícios fiscais do governo em cada localidade para isenção de impostos como o ICMS. Dessa forma, o produtor rural consegue comprar pelo CPF, fazer o faturamento pelo CNPJ e ser parametrizado de acordo com as regras fiscais do estado de origem da compra”, explica Schimidt.
No caso de um produtor rural com muitas propriedades, é necessário uma parametrização fiscal diferente para cada região no momento da compra. Esse proprietário, portanto, ao se logar na plataforma de ecommerce precisa identificar a loja de retirada do produto e para qual propriedade será o faturamento do pedido. “Parece algo simples, mas o projeto deu visibilidade a todo um um grupo que não estava sendo considerado pelas plataformas de vendas disponíveis no mercado”, esclarece.
Ainda segundo Schimidt, outro grande desafio colocado pela Supercampo à VTEX foi a necessidade de redefinir toda a experiência de compra do produtor rural considerando o fato dele estar o tempo todo na lavoura e muitos não usarem o smartphone com tanta frequência. "Com base na análise das necessidades da Supercampo, desenhamos uma arquitetura que atende esse cenário e proporciona um processo de compra fluido, independentemente do modelo de negócio, seja ele marketplace, loja física, venda corporativa ou venda ao consumidor final. Algo que só foi possível com a arquitetura da VTEX e o suporte de um ecossistema de parceiros diversos", explicou o executivo.
Para Leandro Carvalho, CEO da Supercampo, a parceria foi essencial para impulsionar o negócio das cooperativas sem eliminar a presença física. “Implementamos diversas funcionalidades, como checkout integrado, múltiplos cenários de entrega e retirada, cotação, pedidos em grade, ciclos de venda, sugestões de produtos, sincronização automática de estoque, entre outros. Pelo sistema, todos ganham com mais rapidez, confiança, qualidade de portfólio e preços, com o objetivo de conectar o produtor rural com as melhores oportunidades de negócios", afirmou o CEO.
Ao digitalizar os estoques das cooperativas, vendendo em diferentes canais mais de 120 mil produtos disponíveis, a empresa beneficia diretamente 100 mil cooperados dessas 11 cooperativas. Em 2023, processou 170 milhões de GMV, sigla em inglês para Gross Merchandise Volume, que significa volume bruto de mercadorias.
Para Schimidt a adoção da tecnologia transforma e facilita a forma de fazer negócios. "De maneira muito prática, os vendedores agora coletam os pedidos, geram carrinhos de compra e compartilham os links pelo WhatsApp com os produtores rurais, para que eles revisem e aprovem as compras. Toda essa facilidade só é possível a partir das configurações de APIs dentro da plataforma da VTEX", finaliza.