Robô para matrizes suínas ganha versão com alimentação individualizada e monitoramento gestacional
Postado por Redação em 25/06/2024 em NotíciasRobô armazena e fornece dados sobre os animais para obtenção de melhores resultados de manejo e de desempenho
Robô gera relatórios individualizados de cada animal. Foto: Divulgação
A Roboagro, empresa de desenvolvimento de robôs alimentadores de animais, anunciou o lançamento de uma nova versão do Roboagro Matrix, robô que realiza a distribuição de ração voltado para as fases de gestação suína e maternidade, além de fornecer informações que podem ser acessados no computador, tablet ou celular.
O sistema de software embarcado no robô entrega a ração adequada para cada fase das fêmeas, conforme o período de gestação e o escore corporal, além de permitir o acompanhamento individual de cada animal.
Segundo o CEO da Roboagro, Giovani Molin, o equipamento conta com informações detalhadas de todo o processo produtivo. “Essa nova versão é a melhoria do equipamento anterior, resultado de uma demanda do mercado de suinocultura. Suas funcionalidades vão desde a preparação das leitoas, passando pelos seus ciclos de gestação, melhorando o score corporal das fêmeas, resultando em um melhor desempenho de Desmamados Fêmea Ano (DFA) e leitões de melhor qualidade”, explica.
O robô oferece diversas vantagens aos produtores, como melhor condição corporal das fêmeas e controle preciso e individual de cada matriz. Além disso, proporciona redução de desperdícios de ração e melhoria na distribuição e aplicação de curvas de nutrição específicas para cada fase das fêmeas.
Também inclui um sistema de gestão desenvolvido para ser fácil e prático, facilitando o controle, histórico e registros precisos do consumo de ração por animal. Adicionalmente, promove a redução do uso de mão de obra e a adoção de melhores práticas de manejo.
O robô gera ainda relatórios individualizados de cada animal, que podem ser acessados à distância para uma melhor gestão do plantel e dos tratos, que pode ser feita de forma remota. “Até então, esse acompanhamento não existia ou era feito de forma manual, sendo muito trabalhosa. Com o robô passa a ser automatizado e mais preciso. Entre as informações compiladas em relatórios estão alojamento por categoria; alojamento por score; consumo de ração por animal; coberturas e previsão de parto, entre outras”, esclarece o CEO.
O gerente da Granja Bickel, Anildo Armoa, conta que adquiriram o Roboagro para economizar com ração, mas também houve melhora no score corporal das fêmeas e no manejo. “As informações do robô ajudam muito também a melhorar nosso trabalho no trato, com ajuste somente uma vez por dia”, finaliza.
O lançamento oficial da nova versão será realizado na próxima quarta-feira, 26, durante evento do setor.