Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Mapeamento por satélite aponta que plantio de algodão 1ª safra cresceu 82,2 mil hectares em 2024

Postado por Redação em 09/10/2024 em Notícias

Compartilhar:

Os mapeamentos agrícolas são realizados com técnicas de processamento e tratamento de dados de sensoriamento remoto

Mapeamento por satélite aponta que plantio de algodão 1ª safra cresceu 82,2 mil hectares em 2024

Reprodução

Dados obtidos através de imagens de satélite pela Serasa Experian revelaram que o plantio de algodão registrou uma alta de 15,8% na comparação entre as 1as safras de 22/23 com 23/24. Houve aumento de aproximadamente 82,2 mil hectares, indo de 518,3 para 600,5 mil hectares, conforme informações de mapeamentos proprietários desenvolvidos pelos especialistas da Companhia.

Para o diretor de novos negócios agro da Serasa Experian, Joel Risso, o mapeamento das culturas brasileiras traz diversos benefícios para toda a cadeia. "Os mapeamentos agrícolas, desenvolvidos por meio de um trabalho especializado sobre imagens de satélite, geram insumos muito valiosos para boas tomadas de decisão no agronegócio. Conhecer a dinâmica de expansão das principais culturas permite um melhor posicionamento no mercado pelos clientes, antecipando possíveis oscilações na oferta e demanda e, consequentemente, nos preços das commodities. Além disso, o mapa revela o “endereço” de cada plantio e permite verificar o cumprimento sobre critérios socioambientais, oferecendo o benefício da rastreabilidade da origem, um requisito cada dia mais demandado pelos mercados de nossos clientes locais e globais", conta.

O executivo também ressalta que, em certas culturas, como o algodão, esse tipo de monitoramento desempenha um papel crucial no apoio ao sistema de controle de royalties, facilitando a identificação e, consequentemente, a regulamentação necessária.

Os mapeamentos agrícolas produzidos pela Serasa Experian são realizados com técnicas de processamento e tratamento de dados de sensoriamento remoto, seguidas da interpretação visual de imagens adquiridas pelos satélites das séries Landsat e Sentinel-2. A operação conjunta desses satélites permite que uma mesma localidade seja revisitada em intervalos de 2 a 5 dias, o que favorece a obtenção de imagens livres de nuvens durante o período favorável de identificação das lavouras.

 

Postado por Redação em 09/10/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.