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GTFoods investe R$ 30 mi em tecnologia e aumenta rentabilidade em 37% na criação de aves

Postado por Redação em 16/09/2024 em Notícias

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6ª maior produtora de proteína de frango do país usa tecnologia brasileira para monitorar 100% de seus aviários no Paraná

GTFoods investe R$ 30 mi em tecnologia e aumenta rentabilidade em 37% na criação de aves
Anderson Nascimento, CEO da Agrisolus, startup parceira da GTFoods

A GTFoods, produtora de proteína de frango no Brasil, investiu quase R$ 30 milhões nos últimos três anos para garantir o bem-estar animal e aprimorar a tecnologia em seus aviários. O projeto, que conecta e monitora os aviários, visa aumentar a rentabilidade anual, que já atinge 14% e pode chegar a 37%.

Dos quase 900 aviários da companhia, próprios e de produtores, a tecnologia já foi instalada em 469 e, em 18 meses, 100% serão monitorados. Os aviários do grupo representam quase 5% das 19 mil instalações desse tipo no Paraná, estado-sede da GTFoods. Eles estão localizados em 70 cidades do Paraná, que é o principal produtor dessa proteína, representando 34% da produção nacional.

“A automatização dos nossos aviários fez com que atingíssemos uma rentabilidade de até 37%. O investimento em inovação e no Agronegócio 4.0 é um dos pilares que adotamos para o nosso crescimento. Ele nos dá uma precisão muito maior da produção, diminui perdas e, acima de tudo, reflete na qualidade de vida do frango em toda a cadeia”, afirma Rafael Tortola, CEO da GTFoods.

Na prática, é instalado um sistema completo de controle de ambiência, captação, monitoramento e análise de dados 24 horas por dia nos aviários. “Diretamente do barracão saem dados como temperatura, umidade, amônia, luminosidade, consumo e temperatura da água, peso do frango, além de emissão de CO2. Seja com alertas em tempo real ou com ajustes automatizados pelo controlador, o produtor terá impactos diretos na qualidade do lote”, conta Anderson Nascimento, CEO da Agrisolus, startup focada em soluções para o agronegócio e responsável pela tecnologia.

Além da captação de dados, o sistema monitora os frangos em vídeo, analisando simultaneamente, via Inteligência Artificial (IA), o comportamento do animal. “A movimentação do frango diz muito sobre o lote. A distância e pelo celular, o técnico pode averiguar o bem-estar de toda a granja, antecipando problemas comportamentais e de saúde, reduzindo o uso de medicamentos”, explica Nascimento.

A tecnologia também faz a gestão informatizada dos silos. Sensores geram estatísticas diárias sobre consumo de grãos, auxiliando na logística, melhor conversão alimentar, gerando menos desperdício e mais economia no uso da ração.

Atualmente a GTFoods é um dos seis maiores produtores de carne de frango do Brasil e está entre as dez maiores exportadoras dessa proteína, chegando a quase 120 países. Por dia, são abatidas 585 mil aves e o grupo prevê chegar a 840 mil aves nos próximos anos. “A automatização de 100% dos nossos aviários já está em andamento e deve acontecer em até 18 meses. As práticas de bem-estar animal precisam estar no dia a dia das empresas que buscam um crescimento sustentável”, afirma Tortola.

Postado por Redação em 16/09/2024 em Notícias

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