Software para granjas avaliou 1 milhão de pulmões de suínos globalmente em 2023
Postado por Redação em 20/09/2024 em NotíciasNo Brasil, cerca de 85 mil diagnósticos foram realizados pelo Ceva Lung Program
Foto: Divulgação
A Ceva Saúde Animal divulgou que o Ceva Lung Program, software que avalia a saúde pulmonar dos suínos abatidos de maneira global, informando o produtor sobre impactos das doenças respiratórias no plantel, avaliou 1 milhão de pulmões globalmente em 2023. No Brasil, cerca de 85 mil diagnósticos foram realizados.
A avaliação de lesões pulmonares no abatedouro é uma ferramenta amplamente utilizada para análise da saúde pulmonar da granja. Esse tipo de enfermidade pode gerar uma série de prejuízos econômicos associados a queda no desempenho dos animais, aumento da mortalidade e custos com tratamentos veterinários. Com os dados das avaliações é possível considerar a implementação de medidas preventivas e analisar a eficácia das ações adotadas.
Com uma metodologia única baseada na escala de Madec para avaliar as broncopneumonias, e na metodologia SPES, de origem italiana, para avaliar as pleurisias, o software classifica de maneira precisa e em poucos minutos a presença, incidência, padrões de circulação e o impacto destas doenças na granja por meio de escalas de pontuação.
A metodologia de pontuação da tecnologia foi concebida para ajudar no diagnóstico correto das doenças respiratórias através da avaliação dos pulmões no abate. O programa também permite a descoberta de infecções subclínicas que não foram notadas durante o período produtivo dos animais, bem como a quantificação das lesões. As lesões mais importantes a serem identificadas são: áreas de consolidação nos lobos pulmonares, pleurisias e aderências. Contudo uma série de outras lesões podem ser apontadas pelo avaliador, dentre elas, cicatrizes, abscessos, pericardites, entre outros. Assim como a diferenciação de diferentes tipos de pneumonias e sua importância clínica.
“As avaliações são realizadas por equipes internas e externas treinadas pela CEVA, com este treinamento e a utilização do sistema automatizado do aplicativo podemos fazer avaliações qualitativas e quantitativas das lesões pulmonares. São considerados níveis de lesão, portanto área pulmonar afetada e os tipos de lesão. Com isso, o sistema gera índices relacionando estes dois fatores, e desta maneira, é possível identificar os desafios particulares do lote em questão”, explica Marcio Dahmer, médico-veterinário gerente de marketing da linha de suínos da Ceva Saúde Animal.
O software também é utilizado para determinar o protocolo de vacinação adequado e monitorizar os resultados da vacinação. “Suas principais vantagens são a geração automática de diversos relatórios onde comparativos são feitos, entre lotes, origens, protocolos vacinais ou períodos. Estes comparativos podem ser relacionados a situações anteriores da granja em questão ou em relação à média nacional” , detalha o profissional.