Serasa Experian e TIM aumentam produtividade com análises para acelerar conectividade no agro
Postado por Redação em 01/09/2025 em NotíciasInteligência de dados reduz tempo de operação em mais de 75% e viabiliza expansão do 4G e IoT no campo

Reprodução
A Serasa Experian, datatech brasileira, tem auxiliado o trabalho feito pela TIM de expansão da conectividade no agronegócio brasileiro. Antes, a empresa de telecomunicação atuava manualmente e enfrentava a falta de informações assertivas para tomar decisões de negócio. Hoje – com a aplicação da inteligência de dados – quadruplicou sua produtividade, passando de 1 para 4 propriedades rurais analisadas por dia. Houve uma redução de mais de 75% no tempo de análise que, na prática, comprova como a tecnologia aplicada às operações pode acelerar projetos que beneficiam diretamente o produtor agrícola na ponta da cadeia.
A solução, desenvolvida pela Serasa Experian, foi personalizada em parceria com a TIM a fim de atender necessidades do projeto ‘4G TIM no Campo’ - iniciativa da operadora que leva conectividade 4G na frequência de 700 MHz, para áreas rurais, com foco em atender demandas específicas das fazendas no processo de automação e modernização da produção. Nesse cenário, foram combinados dados relevantes de informações econômicas, produtivas e geoespaciais e, dessa forma, a companhia passou a identificar com mais precisão áreas prioritárias que se beneficiaram com a democratização do acesso ao 4G e à Internet das Coisas (IoT) em regiões agrícolas do país.
De acordo com Marcelo Pimenta, head de Agronegócio da Serasa Experian, “combinamos dados de crédito, infraestrutura, indicadores socioambientais e produtividade agrícola para oferecer uma visão territorial completa e precisa. Essa abordagem integrada permite que empresas como a TIM sejam muito mais eficazes na seleção de produtores e projetos agropecuários para aplicação de suas soluções de IoT”.
“Com isso, seguimos aplicando inteligência analítica para identificar com precisão áreas rurais de alto potencial e menor risco, viabilizando uma atuação mais estratégica, com decisões mais rápidas e assertivas. Assim, podemos ajudar a levar a conectividade onde ela é mais necessária, reduzindo prazos e ampliando o impacto das iniciativas no campo", finaliza Marcelo Pimenta.
Hoje, a Serasa Experian que monitora mais de 370 milhões de hectares no Brasil e já avaliou 4,5 milhões de produtores e propriedades rurais, oferecendo a inteligência por trás dessa operação — com base em dados ambientais, socioeconômicos e geoespaciais de alta qualidade. Do outro lado da parceria, a TIM já cobre mais de 23 milhões de hectares no país com a rede 4G e mais de 47 milhões de hectares com NB-IoT, tecnologia fundamental para habilitar soluções de IoT como o monitoramento em tempo real e gestão de recursos no campo. A cobertura NB-IoT potencializa e dobra a cobertura 4G, viabilizando aplicações como o monitoramento remoto de lavouras.
Com ganhos em eficiência e escala, a iniciativa mostra o seu potencial de impacto. “O aumento da assertividade nas análises contribui para um setor mais conectado. Como parceiros estratégicos do agronegócio, queremos apoiar e alavancar a transformação digital no campo, levando ao agro cada vez mais soluções digitais que potencializam negócios, impactam comunidades e constroem um futuro mais eficiente e sustentável”, finaliza o Gerente de Desenvolvimento de Negócios IoT & 5G da TIM, Renato Coutinho.