Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Robô garante alimentação adequada de animais e facilita a mão de obra em fazendas

Postado por Redação em 17/05/2024 em Notícias

Compartilhar:

Empurrador automático de alimento ganha espaço em fazendas produtoras de leite

Robô garante alimentação adequada de animais e facilita a mão de obra em fazendas

Reprodução: Freepik

A Lely, empresa de automação para a pecuária de leite, conta, em seu portfólio de soluções, com um robô que empurra a comida dos animais repetidamente ao longo do dia. Com o Juno - como foi batizado o robô - é possível programar a aproximação do alimento em horários determinados, se encaixando na rotina e necessidades da propriedade.

Segundo Loimar Lorezentti, sócio-proprietário do Lely Center Lorenzetti, localizado na cidade de Seara (SC), a aproximação da comida estimula o consumo de matéria seca dos animais e permite que vacas mais ‘tímidas’ e fracas, tenham também acesso ao alimento quando se deslocarem para a pista de alimentação, podendo assim aumentar a produção de leite do rebanho. “Além disso, utilizando o Juno, as vacas são estimuladas a fazer um maior número de refeições distribuídas ao longo do dia, o que melhora a saúde ruminal e a quantidade de sólidos no leite”, detalha.

O produtor Jhonatan Orsolin, proprietário da Granja Orsolin, na cidade de Palmitos (SC), adquiriu o robô em dezembro do ano passado e compartilhou sobre sua experiência. “O que nos motivou foi o entusiasmo e a paixão pela atividade leiteira. Nós buscamos a eficiência através do aumento de produtividade. Na nossa visão, a robotização vem ao encontro com esta premissa de que o básico bem-feito é o que gera eficiência”, conta.

O produtor explica que a vaca precisa ter comida fresca e em bom estado de conservação 24 horas por dia. “O diferencial do Juno é que ele encosta a comida quatro vezes por dia e ainda emite um aviso sonoro que estimula a vaca a se alimentar. Com isso, estimula também a ida dela ao robô de ordenha”, complementa.

Mesmo com uma implantação recente da solução, Jhonatan diz já notar as melhorias no sistema de produção, sobretudo o maior equilíbrio proporcionado à rotina dos animais. “Não há mais oscilação de oferta de comida conforme o horário ou dia da semana. Além disso, a rotina de trabalho da propriedade melhorou, pois muitas vezes tínhamos que parar outros serviços para ir encostar o trato ou deixar nossa folga no final de semana para fazer essa tarefa.”

Fritz Wehebrink, produtor e proprietário da Granja Wehebrink, opera o Juno desde julho do ano passado. Com um plantel de 130 vacas e uma mão de obra familiar, ele conta que sente a diferença nos animais e na rotina dos trabalhos. “Um dos principais benefícios notados foi que as vacas têm alimento contínuo no cocho, diminuindo as sobras da dieta. E para nós, que somos uma propriedade que conta principalmente com a mão de obra familiar, o Juno facilitou muito a otimização das tarefas do dia a dia.

Fazendas do futuro

Além da aquisição do Juno, as propriedades têm em comum a utilização de diferentes soluções automatizadas. 

“A visão da fazenda do futuro faz, por exemplo, com que tarefas repetitivas sejam automatizadas. Nessa gestão, as propriedades são robotizadas e as operações ocorrem 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre se baseando no princípio de permitir que as vacas se movimentem livremente, garantindo seu bem-estar”, explica o gerente de negócios e estratégia da Lely LATAM, João Pedreira.

Também conhecido como Free Cow Traffic, esse fluxo livre do rebanho proporcionado pelos robôs evita o estresse dos animais e favorece um maior tempo de alimentação e descanso. “Somados ao manejo e à fertilidade das vacas, esses benefícios trazem resultados reais como longevidade, otimização da produção, mais assertividade e eficiência dos negócios, entre outros. É a evolução da pecuária leiteira caminhando junto à saúde e ao bem-estar animal”, finaliza.

Postado por Redação em 17/05/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.