Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

PTx aponta tecnologia de precisão como chave para blindar margens do produtor em 2026

Postado por Redação em 18/12/2025 em Notícias

Compartilhar:

Integração entre as soluções da PTx Trimble e Precision Planting define novo padrão de eficiência para a próxima safra

PTx aponta tecnologia de precisão como chave para blindar margens do produtor em 2026

Reprodução

À medida que o setor agrícola se prepara para os desafios de 2026, a busca por eficiência deixa de ser uma vantagem competitiva para se tornar uma necessidade de sobrevivência. A PTx, marca de soluções agrícolas digitais e de alta precisão do Grupo AGCO, identifica que o próximo ano será marcado pela "hiper-eficiência operacional", ou seja, a capacidade de fazer mais com os mesmos hectares, reduzindo drasticamente os custos por meio da tecnologia.

Combinando a expertise em orientação e conectividade da PTx Trimble, com o domínio agronômico da Precision Planting, a empresa apresenta um ecossistema robusto para todo o ciclo da lavoura, projetado para maximizar a rentabilidade do produtor rural.

"Para 2026, nossa leitura é clara: o produtor precisa melhorar a sua rentabilidade sem necessariamente precisar expandir a área para ganhar escala e melhorar o lucro. Ele precisa extrair o máximo de cada metro quadrado plantado que já possui. Ao unirmos a precisão agronômica da Precision Planting com a precisão dos pilotos e dados da PTx Trimble, entregamos a melhor ferramenta para o crescimento da rentabilidade por hectare dos nossos clientes", afirma José Carlos Bueno, diretor Comercial da PTx para a América do Sul.

No ano que se aproxima, a redução no uso de defensivos será mandatória, tanto por custos quanto por sustentabilidade. A tecnologia de aplicação seletiva, que identifica e pulveriza apenas onde há necessidade (erva daninha), é uma das grandes apostas.

As soluções da PTx Trimble permitem essa precisão, garantindo que o maquinário trafegue sem amassamento da cultura e com controle total de seção, evitando sobreposições. Isso gera uma economia direta de insumos que pode ultrapassar os 30% a 50%, protegendo o caixa do produtor contra a volatilidade dos preços químicos.

O conceito de que "a safra se ganha no plantio" nunca foi tão verdadeiro. A Precision Planting lidera essa frente com tecnologias que transformam plantadeiras em máquinas inteligentes. Para 2026, a tendência é o monitoramento e ajuste em tempo real, linha a linha.

Soluções que garantem a profundidade uniforme da semente e o contato ideal com o solo são cruciais para assegurar uma emergência uniforme. Ao eliminar falhas e duplas, o produtor maximiza o potencial genético de cada semente, o que se traduz diretamente em mais sacas por hectare no momento da colheita.

A agricultura de 2026 não aceita mais os dados que só são analisados após a safra. A tendência é a interoperabilidade. As telas e receptores da PTx Trimble, como a família de monitores GFX e a NAV-960, atuam como o cérebro da operação, conectando o escritório ao campo.
 

Postado por Redação em 18/12/2025 em Notícias