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Plataforma conecta pequenos produtores do Paraná ao mercado consumidor

Postado por Redação em 04/07/2024 em Notícias

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Plataforma Laços do Agro busca melhorias na integração de mais cooperativas e estímular crescimento do pequeno produtor 

Plataforma conecta pequenos produtores do Paraná ao mercado consumidor
No centro da foto, Leandro Scalabrin, CEO da SWA, acompanhado de seus pais, senhora Cleonice e senhor Rodolfo.

Estima-se que 5% do total do agronegócio brasileiro tenha origem nas propriedades dos pequenos empreendedores rurais. No Paraná, esse protagonismo vem sendo estimulado com iniciativas que conectam o campo com o mercado comprador. É o caso da plataforma Laços do Agro, a integradora que acaba de completar dois anos, une o que está dentro da porteira e cooperativas, encurtando distâncias entre produção e compradores.

“O projeto da Laços do Agro tem alcançado excelentes resultados, com a participação de mais de 50 cidades e mais de 700 produtores que baixaram o aplicativo. Além disso, mais de 20 cooperativas estão utilizando as soluções oferecidas pela Laços do Agro para aprimorar a gestão do estoque de produção, dos contratos de vendas e do cronograma de entrega”, explica Leandro Scalabrin, CEO do grupo SWA, empresa de tecnologia com sede no Paraná com expertise em desenvolvimento de softwares e do qual a Laços do Agro se destaca. 

O propósito da platafarma é unir produtores, cooperativas e técnicos em agricultura de forma simples. Sendo assim, foi desenvolvida para ser acessível via celular, com recursos para gerenciar contratos de vendas, para acompanhamento de cronogramas de entrega e controle de pagamentos.

"O layout claro e intuitivo, permite que os trabalhadores visualizem com clareza suas datas de entrega planejadas e registrem cada etapa de suas atividades de produção. A plataforma também notifica a cooperativa sobre incidentes que possam afetar o cronograma de entregas. Além disso, oferece a funcionalidade de aceitar contratos de venda, fornecendo detalhes transparentes sobre quantidades, datas e valores", conta.

A ferramenta melhora a eficiência, transparência e comunicação entre os envolvidos, além de permitir identificar produtos já comercializados, possibilitando que agricultores interessados se manifestem para cultivá-los.

Quando é necessária a visita, os técnicos agrícolas, juntamente com representantes da companhia, agendam as visitas, monitoram o cronograma de produção e atividades, geram relatórios de visitas individuais, rastreiam alocações contratuais e clientes, e recebem notificações imediatas sobre quaisquer incidentes na produção, isso simplifica a gestão de todas as fases do processo produtivo.

“Buscamos proporcionar uma venda garantida e empoderar os pequenos produtores, inserindo-os em mercados maiores. Queremos mostrar que não é necessário ser um produtor gigante para ter segurança na lavoura e alcançar bons resultados", compartilha o CEO da startup.

Ainda para esse ano, a empresa espera um faturamento superior a R$ 3 milhões, buscando alcançar 200 cooperativas e mais 20 mil produtores. “Além disso, estamos empenhados em aprimorar nossos painéis de indicadores para auxiliar os governos no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Com dados mais precisos e abrangentes, poderemos fornecer informações relevantes e atualizadas, permitindo que os governos tomem decisões mais assertivas e efetivas”, detalha Scalabrin.

 

Postado por Redação em 04/07/2024 em Notícias

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