Fazendas no Brasil utilizam tecnologia de monitoramento remoto de animais
Postado por Redação em 21/03/2024 em NotíciasTecnologia utiliza sensores que monitoram saúde, ruminação, consumo de alimentos e cio de vacas leiteiras
Divulgação
A Fazenda Sertãozinho e a Fazenda São Francisco, localizadas em Minas Gerais, se tornaram pioneiras no Brasil ao adotar um sistema de monitoramento que utiliza colares equipados com sensores de última geração, permitindo o monitoramento contínuo das vacas e fornecendo dados sobre a saúde, atividade e comportamento alimentar dos animais.
O sistema, chamado Alta COW WATCH, da empresa mundial Alta, possui capacidade de enviar informações em tempo real, durante 24 horas por dia, proporcionando aos produtores uma visão detalhada do estado de seus rebanhos e possibilitando intervenções rápidas e eficazes.
“O Alta COW WATCH é um sistema de monitoramento de saúde, ruminação, cio e consumo de alimento para vacas leiteiras. A ideia é que, com esse monitoramento, o produtor alcance melhores índices reprodutivos e de saúde, como alertas de detecção do cio, indicando quais são os melhores momentos para fazer a inseminação”, explica o gerente de Pecuária de Precisão da Alta, Tiago Ferreira.
Para Andres Sanches, proprietário da Fazenda Sertãozinho, a ferramenta representa uma solução completa que promete melhorar significativamente o desempenho reprodutivo e a saúde animal.
“Com o Alta COW WATCH, vamos identificar os problemas com antecedência e melhorar o desempenho do rebanho de uma maneira geral”, explica o proprietário.
Da mesma forma, Élcio Mendes, proprietário da Fazenda São Francisco, destaca a importância dessa tecnologia para o controle e gerenciamento eficiente do rebanho.
“Essa solução vai nos oferecer dados estruturados que vão facilitar as tomadas de decisão na velocidade adequada, que é justamente o que a fazenda necessita. Teremos resultados mais eficientes de gestão”, conta Mendes.