Empresa apresenta estudo com dados inéditos do confinamento de gado no Brasil
Postado por Redação em 03/04/2024 em NotíciasCom uma base de dados de 4,1 milhões de cabeças confinadas em 2023, a empresa Ponta lançará a pesquisa em abril
Divulgação/ Ponta
A Ponta, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, responsável pelo gerenciamento de informações de mais de 7 milhões de cabeças geridas por ano em todos os sistemas produtivos, lançará seu primeiro Report do Confinamento 2023.
O lançamento do report será em 11 de abril, a partir das 8h, durante o Encontro de Confinamento e Recriadores, da Scot Consultoria, em Ribeirão Preto (SP).
O estudo, que conta com uma base de dados de 5 milhões de cabeças produzidas desde 2019, está dividido em quatro partes, considerando a produção em engorda intensiva:
- Panorama da pecuária intensiva brasileira: modelo de negócio (confinamento x TIP), sexo (macho e fêmea) e amostragem nacional e regional;
- Apuração dos resultados de 2023: diferenças de resultados produtivos e econômicos nacional e entre regiões;
- Análises detalhadas das principais variáveis produtivas: diferenças das estratégias nutricionais por região, a composição e custos das dietas, além de diárias alimentares e entrada e saída de animais;
- Impacto da eficiência: impacto da tecnologia no resultado a partir das análises dos players que se destacaram em 2023.
Paulo Dias, CEO da Ponta, apresentará os dados durante o bloco de debates “Da base ao pódio: aperfeiçoando fundamentos e construindo uma base sólida para o sucesso", que ocorrerá das 8h às 12h.
Além dele, participam das discussões Jayne Costa e Julia Zenatti, da Scot Consultoria; Geraldo Martha, da Embrapa Agricultura Digital; Thiago Bernardes, da UFLA; e Daniela Cotrim, da Padroniza.
Com o tema “Esquema tático: analisando as jogadas do confinamento em 2023”, Dias apresentará dados e análises inéditos que visam contribuir para a compreensão do confinamento no Brasil. “São análises robustas de uma base de dados muito ampla e que consideram informações de cabeças monitoradas e não de lotes, ou seja, trazem uma visão mais precisa do desempenho da atividade. Enquanto empresa de inteligência de dados, o objetivo da Ponta é entregar ao mercado um estudo que forneça subsídios para ajudar os confinadores a entenderem as melhores estratégias ao longo do tempo para planejarem a sua produção”, afirma o CEO.
O Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria será realizado de 9 a 12 de abril, em Ribeirão Preto e Barretos.