CV iDEXO, da TOTVS, investe R$12M na agtech Cromai
Postado por Redação em 28/02/2024 em MercadoAporte foi realizado por meio do fundo de corporate venture capital gerido pela Citrino Ventures em rodada série A
Evento CWXP 2023 promovido pela startup em 2023
O CV iDEXO, fundo de capital de risco corporativo da TOTVS administrado pela Citrino Ventures, anunciou o aporte de R$ 12 milhões na startup Cromai, agtech que disponibiliza solução com Inteligência Artificial (IA) para a identificação de plantas daninhas no campo. O investimento foi efetuado pelo fundo da TOTVS por meio de uma rodada de investimentos série A.
A agtech utiliza Inteligência Artificial para produzir dados agrícolas, visando ajudar na tomada de decisões, aprimorar processos, diminuir despesas e aumentar produtividade para os produtores.
A agtech integrou IA com os conhecimentos de um time de especialistas em agronomia para montar um acervo de imagens com mais de 90 milhões de fotos classificadas por espécies de ervas daninhas, em variados estágios, de plantações de cana-de-açúcar e soja.
Utilizando a solução oferecida pela startup, o produtor agrícola consegue inserir imagens de sua própria plantação e, a partir da análise da Inteligência Artificial, obter a identificação acurada do tipo de planta daninha, além de informações precisas sobre produtos e quantidades necessárias para o controle, garantindo maior eficiência e redução de custos.
“Estamos em um momento de forte crescimento e esse novo aporte possibilitará alcançarmos números expressivos no mercado de cana e, também, a ampliação do nosso portfólio, para atendermos dois novos mercados muito importantes, algodão e milho, complementando nossa atuação em soja”, afirma Guilherme Castro, CEO da Cromai.