Virtueyes lança solução eSIM para o mercado de IoT
Postado por Redação em 06/08/2025 em NotíciasSolução oferece uma experiência de conectividade mais ágil e escalável para setores como agro, logística e indústria
Israel Peixoto, CTO da Virtueyes
A Virtueyes, companhia de conectividade M2M (Machine to Machine) e Internet das Coisas (IoT), anuncia o lançamento de sua tecnologia eSIM (Embedded SIM), com a nova especificação SGP.32 da GSMA. A solução muda a forma como dispositivos conectados se comunicam, proporcionando maior flexibilidade, eficiência e durabilidade para os negócios que focam em soluções IoT.
"Estamos muito entusiasmados com o lançamento da nova tecnologia eSIM em nosso portfólio. Esta solução não apenas melhora a eficiência e a durabilidade dos dispositivos, mas também oferece uma experiência de conectividade mais ágil e escalável para as empresas que operam em setores como logística, indústria e agronegócio. O eSIM permite que as empresas possam gerenciar a conectividade de seus dispositivos de forma mais eficiente, online e sem a preocupação de intervir fisicamente como nos chips tradicionais", explica Israel Peixoto, CTO da Virtueyes.
SIM Card
O eSIM é uma evolução do tradicional SIM card, mas, ao invés de um chip removível, é integrado diretamente ao dispositivo. Isso permite a habilitação e/ou troca remota de operadora sem a necessidade de interagir fisicamente com o dispositivo, tornando a conectividade mais ágil e simplificada. Essa tecnologia elimina a necessidade de atuação manual, reduzindo custos operacionais, ao mesmo tempo que oferece maior resistência e durabilidade, características fundamentais para dispositivos que operam em ambientes críticos.
Com o eSIM, a companhia agora possui uma solução para empresas que buscam aumentar a eficiência de suas operações e reduzir os custos com habilitação e manutenção de dispositivos conectados, além de viabilizar negócios na modalidade Haas - que é a venda de hardware como serviço.
A versatilidade do eSIM torna essa tecnologia fundamental para vários mercados, como rastreamento de ativos, medição de energia, monitoramento ambiental e diversas outras soluções de sensoriamento remoto. Em particular, empresas de rastreamento e soluções de IoT poderão aproveitar os benefícios dessa tecnologia, que permite uma gestão de conectividade mais eficiente e econômica.
Pré-Lançamento e Testes de Mercado
Depois de um ano e meio de desenvolvimento, a empresa já iniciou o pré-lançamento do eSIM com clientes selecionados, que irão testar a tecnologia em suas operações para validar os benefícios em tempo real. A companhia está comprometida em fornecer suporte contínuo durante esta fase, garantindo que os clientes possam aproveitar todos os recursos da nova solução. O lançamento oficial está previsto para o quarto trimestre de 2025.
Investimentos e projeções de crescimento
Em 2024, a Virtueyes fez um planejamento de investir cerca de R$ 40 milhões para o desenvolvimento e lançamento de soluções de conectividade e o lançamento da tecnologia eSIM é um dos projetos. De acordo com estudos de consultorias internacionais, o mercado de soluções de eSIM deve crescer significativamente, com projeções de que o número de conexões atinja 3 bilhões até 2030, consolidando o eSIM como a tecnologia de conectividade para o futuro dos dispositivos IoT. No Brasil, a companhia estima que esse mesmo percentual de crescimento seja atingido em 2032.
"Estamos apenas começando. O futuro do eSIM no Brasil e no mundo está em expansão. Nossa solução é um dos muitos passos que damos para garantir que as empresas possam acompanhar o crescimento da IoT e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência. Temos plena confiança de que o eSIM será um grande impulsionador para o desenvolvimento de soluções conectadas nos próximos anos", conclui Peixoto.