Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Tokenização vai atingir 75 milhões de transações até 2025, aponta estudo

Postado por Redação em 15/08/2024 em Notícias

Compartilhar:

Especialista da BBChain explica como a ferramenta pode transformar a forma de negócio dos agricultores familiares

Tokenização vai atingir 75 milhões de transações até 2025, aponta estudo

A tokenização de ativos através de blockchain, tanto no agronegócio quanto em outros setores, viabiliza negócios mais rápidos, com maior facilidade de negociação e resultados mais palpáveis tanto para os negociadores, quanto para os investidores. De acordo com um estudo da MarketsandMarkets, o número dessas transações no setor agrícola atingirá cerca de 75 milhões até 2025.

A implementação de recursos tecnológicos no agronegócio está gerando um impacto crescente na economia do país. A tokenização, por exemplo, é uma ferramenta discutida por produtores, investidores, startups do setor e grandes organizações como um recurso potencial para revolucionar o mercado agro, beneficiando, especialmente, os pequenos produtores.

“Essa tecnologia proporciona maior liquidez aos ativos agrícolas, permitindo sua fragmentação e negociação mais eficiente por meio das plataformas de blockchain, assim, agricultores e investidores podem acessar novos mercados e diversificar seus portfólios com maior facilidade. Além de que, a tokenização reduz os custos de transação e elimina intermediários, tornando os processos de compra e venda mais rápidos e transparentes”, explica André Carneiro, CEO da BBChain.

Afinal, o que é tokenização?

Tokenizar consiste em criar um arquivo digital criptografado. Os tokens são utilizados para transacionar bens, ativos, direitos e projetos através de uma rede blockchain, e seus valores são determinados pelo valor dos bens a eles associados.

A tokenização desponta no agronegócio como uma estratégia inovadora para transformar a forma de financiar, negociar e gerenciar ativos no setor. Esse processo, que envolve a conversão de ativos físicos ou virtuais em tokens digitais, apresenta uma série de vantagens para os agricultores.

“Dentro das muitas possibilidades para a utilização dos tokens, estão: grãos, rebanhos, estoques de produtos agrícolas, produção de leite e carne, safras futuras, terras, projetos de expansão e até investimentos em biotecnologia, mecanização e sustentabilidade”, afirma o CEO.

Em benefício dos pequenos agricultores

A tokenização de produtos agrícolas possibilita aos produtores acessar o capital de investidores de maneira eficiente. Em vez de depender exclusivamente de empréstimos bancários tradicionais, os produtores podem emitir tokens que representam seus ativos agrícolas. Esse método é vantajoso, principalmente, para os pequenos e médios agricultores que, frequentemente, enfrentam dificuldades ao tentar obter crédito através dos meios convencionais.

A prática da tokenização também pode levar a uma significativa redução de custos para os produtores. Ao eliminar a necessidade de intermediários financeiros, como bancos e outras instituições financeiras, os custos associados à intermediação são reduzidos. O que não só diminui as taxas e comissões pagas, mas também simplifica o processo de obtenção de financiamento, melhorando a eficiência operacional dos produtores agrícolas.

A tokenização pode trazer, ainda, um novo nível de transparência ao mercado agrícola. Como as transações de tokens são registradas em uma blockchain, todas as partes envolvidas podem acessar informações detalhadas sobre a origem e movimentação dos ativos tokenizados. Essa transparência aumenta a confiança dos investidores e reduz o risco de fraudes.

Por fim, por meio da tokenização, agricultores e investidores podem explorar novos mercados. Tokens digitais podem ser negociados globalmente, permitindo que produtores acessem uma base de investidores muito maior do que seria possível por meios tradicionais, o que pode levar a novas oportunidades de negócios.

Além disso, a tokenização no agronegócio não apenas moderniza o setor, mas oferece soluções para os desafios enfrentados pelos pequenos produtores, proporcionando um ambiente de negócios mais eficiente. A adoção crescente dessa ferramenta evidencia seu potencial e consolida a blockchain como um aliado indispensável para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

 

Postado por Redação em 15/08/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.