Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Senior Experience 2025 evidencia inovação, IA e digitalização em diferentes setores

Postado por Bianca Carvalho em 09/10/2025 em Destaque

Compartilhar:

Digitalização do agronegócio foi um dos assuntos abordados na primeira edição do evento nacional da Senior Sistemas

Senior Experience 2025 evidencia inovação, IA e digitalização em diferentes setores

Carlênio Castelo Branco - CEO Senior Sistemas. Foto: Gabriella Colloni - Guedert Film

O Senior Experience 2025, realizado no dia 7 de outubro, em São Paulo, marcou uma nova etapa na trajetória da Senior Sistemas. Em sua primeira edição em formato nacional, o evento reuniu clientes, parceiros e especialistas de todo o país para debater o futuro da tecnologia, da inovação e da produtividade empresarial.

Segundo Carlênio Castelo Branco, CEO da Senior Sistemas, a companhia viu a necessidade de reunir toda a comunidade da marca em torno de um grande evento nacional. “A Senior tem mais de 13 mil clientes. Nós fazemos diversos eventos ao longo do ano nas regionais que temos pelo Brasil, mas eu acho que faltava este grande evento, onde podemos agregar e trazer todos os nossos clientes, mostrar todos os nossos produtos, onde temos um dia inteiro para falar sobre tecnologia, sobre produtos, sobre o que vem pela frente", conta o CEO.

A edição contou com mais de 70 palestrantes, entre eles Ana Paula Padrão, Junior Borneli, Marcos Piangers e Guga Kuerten, em uma programação que somou 35 horas de conteúdo distribuídas em cinco palcos simultâneos e arenas temáticas. Entre os temas centrais, estiveram os agentes de inteligência artificial (IA) — soluções que vêm transformando a operação das empresas e, no caso do agronegócio, acelerando processos e decisões com base em dados.

“Tarefas e processos que antes demandavam muito tempo se tornaram muito mais rápidas com os agentes de IA, o que torna nossos clientes mais produtivos. Essa é a nossa missão: promover produtividade. Empresas de software devem entregar produtividade aos seus clientes. Esses agentes de IA, presentes em diferentes segmentos — no agronegócio, na logística, na construção, na indústria, na manufatura e em outros setores — estão impulsionando a automação e o aumento da produtividade em todos esses segmentos”, explica Carlênio.

Em entrevista para o Portal Agro Summit, o CEO destacou que o uso da inteligência artificial tem como base o tratamento de dados — e no agronegócio não é diferente, já que o setor concentra um enorme volume de informações armazenadas em bancos de dados. Como exemplo de aplicação prática, ele citou o uso de agentes de IA capazes de detectar problemas em grãos a partir da análise automatizada dessas informações.

"Um agente de IA usado para detectar problemas em grãos analisa uma grande base de informações, com diversos tipos de grãos e diferentes tipos de anomalias. Quando ele faz a análise de um grão específico, consegue indicar se ele está em boas condições ou não, com base nos dados que já identificou anteriormente", explica.

O executivo conta que, antes, esse tipo de verificação exigia o envio do grão a um laboratório para estudo detalhado. Agora, a inteligência artificial realiza o processo de forma muito mais rápida e com alto nível de assertividade, impulsionando a produtividade e a eficiência no campo. Ele reforça que a rápida adoção tecnológica confirma o protagonismo do país na produção agropecuária. 

"É importante destacar que a indústria do agronegócio é muito aberta à tecnologia. Não é à toa que o Brasil é o país mais produtivo do mundo nesse setor. Os produtores têm adotado novas tecnologias com rapidez, e não será diferente com o uso desses agentes inteligentes integrados aos nossos sistemas", compartilha o CEO.

Senior Experience 2025 evidencia inovação, IA e digitalização em diferentes setores (2)

Graciele Lima, Head de Produtos para o Agronegócio da Sênior Sistemas

Além das aplicações voltadas ao campo, Graciele Lima, Head de Produtos para o Agronegócio da Senior Sistemas, também citou exemplos de agentes de inteligência artificial aplicados à reforma tributária. “Também temos agentes de reforma tributária, que tratam de uma dor extremamente latente, e já entregam valor nessa jornada. E não para por aí: temos agentes de liderança, capacitação, logística, entre outros. Ou seja, além dos agentes específicos do agro, os mais de 50 agentes que a Sênior está lançando no mercado agregam muito valor ao setor. Isso representa uma grande oportunidade e acelera a adoção da tecnologia.”

Senior cria fábrica de agentes de IA com mais de 50 aplicações para sistemas de gestão

Segundo a executiva, essas soluções reforçam o potencial da IA para atender diferentes frentes e desafios empresariais, ampliando o alcance da transformação digital no setor.

Graciele destacou o protagonismo do agronegócio dentro do evento e o papel estratégico da companhia na digitalização do campo. “No evento de hoje falamos muito sobre o nosso posicionamento no agro, que visa olhar para a cadeia do agronegócio como um todo — desde a indústria e a distribuição de insumos agrícolas até a distribuição do produto final. Esse olhar de gestão ampliada, tratando as especificidades de cooperativas, revendas, produtores e usinas, é a grande fortaleza da Senior", finaliza.

 

Postado por Bianca Carvalho em 09/10/2025 em Destaque