Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Parcerias da RedeMAIS lançam projeto de monitoramento de carbono em Mato Grosso

Postado por Redação em 13/11/2025 em Notícias

Compartilhar:

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada nessa segunda-feira, 10/11, durante a COP30

Parcerias da RedeMAIS lançam projeto de monitoramento de carbono em Mato Grosso

Iara Musse Felix, CEO da SCCON Geospatial. Reprodução

A Planet, provedora global de dados diários de Observação da Terra e soluções geoespaciais e a SCCON Geospatial, distribuidora oficial no Brasil e parceira de soluções estratégicas, firmaram um acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT) durante a COP 30, em Belém, que tem como objetivo o desenvolvimento de uma Prova de Conceito a ser realizada em uma área de Mato Grosso a partir de uma ação de Pesquisa & Desenvolvimento no âmbito do Programa Brasil MAIS.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada nessa segunda-feira, 10/11 e a iniciativa aplicará a solução de dados Forest Carbon da Planet para criar uma prova de conceito robusta com o desenvolvimento de metodologia no monitoramento de projetos de crédito de carbono, alinhados às estratégias de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

A solução Forest Carbon da Planet fornece medições de alta precisão do carbono armazenado na biomassa florestal acima do solo, utilizando imagens de satélite de alta resolução da Planet e alertas de mudanças da SCCON e outras tecnologias disponíveis pelo Programa Brasil MAIS. Esta capacidade técnica permite uma quantificação detalhada dos estoques de carbono e a detecção de mudanças, como a degradação florestal com precisão, que atendam aos requisitos técnicos em conformidade com as regras de certificação.

"A assinatura deste protocolo na COP 30 com a SCCON e a Planet, voltado ao desenvolvimento de uma prova de conceito para o monitoramento de projetos de crédito de carbono como estratégia de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), posiciona o Estado de Mato Grosso como uma referência global no uso de alta tecnologia do Forest Carbon da Planet e alertas da SCCON. Essa iniciativa reforça o protagonismo do Programa Brasil MAIS e a RedeMAIS na implementação de projetos que assegurem a integridade dos créditos de carbono, fortalecendo sua atuação nos mercados nacional e internacional", ressalta Iara Musse Felix, CEO da SCCON Geospatial.

Postado por Redação em 13/11/2025 em Notícias