Nova ferramenta da Syngenta Digital otimiza gestão de dados e amplia rentabilidade agrícola
Postado por Redação em 27/08/2025 em NotíciasTecnologia reduz custos com fertilização em até 25% e aumenta o potencial produtivo das áreas
Reprodução
A Syngenta, companhia global de inovação agrícola, por meio da Syngenta Digital, estrutura global de tecnologia e serviços digitais, lança oficialmente o Cropwise Planting no Brasil, uma solução integrada à plataforma Cropwise que visa simplificar e facilitar o acesso às tecnologias de agricultura de precisão.
A tecnologia foi desenvolvida para otimizar o uso de insumos, permitindo que os produtores maximizem o potencial de suas lavouras, e consequentemente, aumentem a rentabilidade da safra.
A inovação, que já possui resultados comprovados na Europa e Argentina, chega ao mercado brasileiro após um ano de testes com clientes selecionados, demonstrando um aumento médio do potencial produtivo das áreas em aproximadamente 3% e redução de custos com fertilização que alcançam até 25%, em algumas culturas.
A agricultura tradicional opera com uma aplicação padrão para a quantidade de sementes e fertilizantes em toda a área, independentemente das características do solo", explica Bruno Muller, Head de Agricultura Digital da Syngenta. "A Agricultura de Precisão, por outro lado, reconhece a variabilidade do solo e permite um tratamento personalizado para cada talhão, ajustando a quantidade de insumos de acordo com as necessidades específicas de cada área da propriedade", completa.
Produtores que adotaram a solução no Brasil relataram ter alcançado recordes do potencial de produtividade, com alguns observando incremento de até seis sacas por hectare. Em outros casos, a tecnologia permitiu a manutenção da mesma produtividade com uma redução no uso de insumos, o que demonstra a eficiência na otimização de custos. Nota-se também uma maior uniformidade no desenvolvimento da lavoura e um melhor estande de plantas, indicando aprimoramento geral na qualidade e no desempenho da cultura.
“Na safra 2024/2025 de soja, utilizamos o Cropwise Planting para otimizar o uso de sementes e estabilização da cultura. Implementamos a solução em um talhão da fazenda de 310 hectares e conseguimos resultados muito bons com a solução, com redução de custo no final”, afirma Diogo Toledo, gerente da Fazenda Vô Kuni de Santa Rede Trivelato no Mato Grosso, que participou da fase de testes da solução no Brasil.
Conforme dados conjuntos da Embrapa, Fundação ABC e a Associação Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital (AsBrAP), mais de 40% dos produtores brasileiros já utilizam alguma forma de tecnologia de agricultura de precisão em suas operações. Os dados apontam tendências em práticas específicas, como o plantio em taxa variada e a adoção da agricultura de precisão para realizar aplicações de insumos, demonstrando um interesse crescente em otimizar a utilização de insumos e melhorar a eficiência do manejo do solo.
"Nosso objetivo com o Cropwise Planting é justamente auxiliar os produtores a superarem as barreiras da adoção da agricultura de precisão, tornando-a acessível, democrática e de fácil aplicação. Os benefícios são: aumento do potencial de produtividade e redução de desperdício em insumos agrícolas", afirma Muller.