Instituto CNA, ABDI e Sebrae lançam plataforma de IGs do café
Postado por Redação em 22/11/2024 em NotíciasObjetivo da plataforma digital é garantir o relacionamento com o mercado nacional e internacional
Reprodução
O Instituto CNA, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram, na quinta (21), a Plataforma de Controle, Gestão e Rastreabilidade das Indicações Geográficas (IGs) de Café.
A cerimônia de lançamento ocorreu durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), com a presença de produtores rurais de regiões com Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO), especialistas do setor cafeeiro, entidades e visitantes da feira.
O objetivo da plataforma digital é garantir o relacionamento com o mercado nacional e internacional, além de potencializar referências como qualidade e origem dos grãos, que possuem IG reconhecida, produzidos no país.
No evento, a assessora técnica do Instituto CNA Marina Zimmermann afirmou que o lançamento da plataforma ocorreu depois de meses de trabalho e que o sistema foi desenvolvido e operacionalizado para que os produtores e cooperativas possam emitir selos de rastreabilidade e comercializar seus cafés.
“O lançamento da iniciativa envolve a parceria de entidades competentes e uma empresa que foi escolhida para desenvolver a plataforma, levando em consideração os anseios do setor. Toda a cadeia produtiva será beneficiada, inclusive o consumidor, que poderá acessar o código na embalagem e saber de onde vem esse café, qual a história, sabor e origem”, conta.
Segundo a analista do Sebrae Nacional, Hulda Giersbrecht, a plataforma foi construída com o apoio dos cafeicultores, utilizando tecnologias digitais modernas e avançadas e mecanismos de controle de cada uma das 15 Indicações Geográficas.
“O sistema coloca em evidência um importante elo da cadeia produtiva do café, que é o produtor, e inseri-lo em um ambiente de compartilhamento das melhores práticas de produção agrícola”, explica a analista.
Ainda na cerimônia, o analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antônio Tafuri, falou sobre a importância da parceria e união de esforços entre as entidades para lançar uma ferramenta que vai dar mais garantia para os mercados compradores por meio de tecnologias digitais. “Essa é só uma amostra de impacto da sinergia entres instituições", comenta Tafuri.
O sistema foi desenvolvido a partir de um edital de chamada pública, lançado em março de 2023. Após algumas etapas e apresentações de projeto, a empresa vencedora foi a Agtrace Rastreabilidade Agrícola, de Santa Catarina.
O CEO da empresa, André Maltz, informou que a plataforma foi desenvolvida respeitando a identidade visual, principais características e maturidade tecnológica de cada IG. “A rastreabilidade vem ganhando importância e significado nos últimos anos e a ferramenta surge como uma forma de ajudar o produtor a fazer a gestão do negócio por meio do mapeamento de dados de todo o processo de produção, além de permitir o acompanhamento do local em que o produto está sendo consumido”, explica.
O presidente da Indicação de Procedência da Alta Mogiana e do Instituto Brasileira dos Cafés de Origem, Jean Faleiros, destacou a diversidade de qualidade, sabores e histórias dos cafés do Brasil e a importância da plataforma para fazer o controle e a rastreabilidade da produção. “Vamos contar a história desse café, quando, onde e como foi produzido”, conta o presidente.