Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Empresa aposta em tecnologia e em hidroponia 'floating' em suas fazendas

Postado por Redação em 26/03/2024 em Destaque

Compartilhar:

Empresa é a primeira agroindústria a aplicar hidroponia floating em grande escala no país 

Empresa aposta em tecnologia e em hidroponia 'floating'

Divulgação/Vendureira

A Verdureira, empresa brasileira produtora de saladas gourmet prontas para consumo, implementou no último ano a hidroponia "floating" em suas fazendas, tornando-se a primeira agroindústria a adotar essa técnica em larga escala no Brasil.  

Nesta técnica, as hortaliças são cultivadas em plataformas flutuantes, em uma solução nutritiva. As raízes das plantas ficam suspensas na água, sem a necessidade de contato com o solo. Esse sistema permite um controle preciso do fornecimento de água, nutrientes e luz para as plantas.  

Agora, a empresa estás expandindo suas operações para incluir o cultivo em piscinas, aumentando a capacidade de produção. A estimativa é que nos próximos meses seja possível produzir 39 toneladas por mês.   

A hidroponia proporciona uma economia de água superior a 90%, enquanto aumenta a produção em 12,5 vezes, mostrando-se como uma iniciativa que, além de otimizar recursos, contribui para um modelo agrícola mais sustentável, como conta Ari Rocha, CEO da empresa. 

“Não podemos fechar os olhos para a realidade do país e do mundo. Devemos traçar um novo caminho de produção alimentar e industrial sustentável. Escolhas podem e devem ser feitas para diminuir os impactos socioambientais”, diz o CEO. 

A empresa tem investido em tecnologia em todas as etapas de seus processos, visando aprimorar a cadeia de distribuição, desde a produção até a disponibilidade dos alimentos nas prateleiras. Atualmente, atendem mais de 350 supermercados parceiros em São Paulo, Campinas e Regiões Metropolitanas. 

O Brasil está entre os 10 países que mais descartam alimentos, um estudo da MindMiners revelou que mais de 90% do desperdício alimentar ocorre na cadeia produtiva, o CEO da empresa explica como a técnica de floating contribui para mudar esse cenário. 

“O próprio ‘floating’ contribui para isso, porque ao criar o ambiente ideal para a plantação, em termos de água, exposição à luz, nutrientes e proteção, o resultado são alimentos mais resistentes após a colheita”, explica.

Outra tecnologia adotada pela empresa são as embalagens, que contam com atmosfera modificada, permitindo que as hortaliças sejam preservadas por mais tempo, sem uso de conservantes. A técnica evita a proliferação de micro-organismos e a oxidação das folhas para prolongar a vida de prateleira dos produtos.  

 

Postado por Redação em 26/03/2024 em Destaque

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.