Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Cooperativas firmam contrato com startup de IA para controle de qualidade de grãos de café

Postado por Redação em 25/09/2024 em Notícias

Compartilhar:

ProfilePrint se une à Cooxupé, Minasul e Instituto CNA para modernizar o controle de qualidade no setor cafeeiro

Cooperativas firmam contrato com startup de IA para controle de qualidade de grãos de café
Mário Panhotta (Cooxupe), Alan Lai (ProfilePrint), Alvin Tan (Ministro de Singapura - em pé) e Luis Henrique Albinati (Minasul)

As cooperativas Cooxupé, Minasul e o Instituto CNA firmaram contrato com a startup de Singapura ProfilePrint para a adoção de soluções avançadas de Inteligência Artificial (IA) que ajudarão a aprimorar o controle de qualidade de grãos da café. A cerimônia oficial de assinatura foi realizada hoje na Mesa Redonda de Líderes Empresariais Brasil-Singapura, em São Paulo, com a presença de Alvin Tan, Ministro de Estado do Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura.

A ProfilePrint é uma plataforma globalmente reconhecida que utiliza tecnologia patenteada de Identidade Digital de Alimentos como Serviço (IDaaS), capaz de capturar impressões digitais únicas de ingredientes alimentícios. Essas "impressões digitais" são geradas a partir de dados moleculares coletados por um analisador e processadas na nuvem por modelos de IA, que são capazes de prever rapidamente a qualidade dos grãos, perfis de sabor e até mesmo recomendar blends.

Esse avanço reduz a necessidade de amostragens físicas, simplificando o processo logístico, e garante um controle de qualidade consistente, minimizando rejeições e desperdícios. Além disso, a tecnologia tem um impacto positivo na sustentabilidade da produção, ao reduzir o uso de recursos e a emissão de carbono.

Um dos maiores avanços trazidos pela tecnologia é a capacidade de detectar defeitos não visuais (Non-Visual Defects - NVD) nos grãos de café, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela indústria. Defeitos internos, como danos ao grão, fermentação leve ou mofo em estágio inicial, podem prejudicar a qualidade e o sabor do café, mas são invisíveis aos métodos tradicionais de inspeção visual. A solução baseada em IA, resolve esse problema ao realizar uma análise molecular precisa e rápida, identificando esses defeitos com alto grau de fidelidade.

“Nossa parceria com a ProfilePrint nos permite continuar na vanguarda da inovação, garantindo que continuemos a entregar café de alta qualidade ao mercado global com processos mais eficientes e sustentáveis”, conta Mário Panhotta, Superintendente de Novos Negócios e Torrefação de Café da Cooxupé.

O diretor de Novos Negócios da Minasul, Luis Henrique Albinati, também celebrou a adoção das novas tecnologias. “A Minasul está entusiasmada em colaborar com a ProfilePrint no desenvolvimento de soluções que irão transformar a forma como a qualidade do café é avaliada, reforçando nosso compromisso com a inovação e a excelência no setor”, diz. 

Por sua vez, Matheus Ferreira, Diretor Executivo Adjunto do Instituto CNA, reforçou o papel da tecnologia para o futuro da agricultura no Brasil. A colaboração com a ProfilePrint demonstra nosso compromisso em impulsionar o progresso tecnológico no agronegócio, garantindo um futuro sustentável e inovador para o setor”.

A tecnologia, já testada no Brasil e na China, será lançada comercialmente em 2025. Além de aumentar a eficiência, a tecnologia também tem o potencial de padronizar os critérios de qualidade, facilitando o trabalho dos exportadores e aumentando o valor do café brasileiro no mercado global.
  

 

Postado por Redação em 25/09/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.