Cooperativas firmam contrato com startup de IA para controle de qualidade de grãos de café
Postado por Redação em 25/09/2024 em NotíciasProfilePrint se une à Cooxupé, Minasul e Instituto CNA para modernizar o controle de qualidade no setor cafeeiro
Mário Panhotta (Cooxupe), Alan Lai (ProfilePrint), Alvin Tan (Ministro de Singapura - em pé) e Luis Henrique Albinati (Minasul)
As cooperativas Cooxupé, Minasul e o Instituto CNA firmaram contrato com a startup de Singapura ProfilePrint para a adoção de soluções avançadas de Inteligência Artificial (IA) que ajudarão a aprimorar o controle de qualidade de grãos da café. A cerimônia oficial de assinatura foi realizada hoje na Mesa Redonda de Líderes Empresariais Brasil-Singapura, em São Paulo, com a presença de Alvin Tan, Ministro de Estado do Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura.
A ProfilePrint é uma plataforma globalmente reconhecida que utiliza tecnologia patenteada de Identidade Digital de Alimentos como Serviço (IDaaS), capaz de capturar impressões digitais únicas de ingredientes alimentícios. Essas "impressões digitais" são geradas a partir de dados moleculares coletados por um analisador e processadas na nuvem por modelos de IA, que são capazes de prever rapidamente a qualidade dos grãos, perfis de sabor e até mesmo recomendar blends.
Esse avanço reduz a necessidade de amostragens físicas, simplificando o processo logístico, e garante um controle de qualidade consistente, minimizando rejeições e desperdícios. Além disso, a tecnologia tem um impacto positivo na sustentabilidade da produção, ao reduzir o uso de recursos e a emissão de carbono.
Um dos maiores avanços trazidos pela tecnologia é a capacidade de detectar defeitos não visuais (Non-Visual Defects - NVD) nos grãos de café, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela indústria. Defeitos internos, como danos ao grão, fermentação leve ou mofo em estágio inicial, podem prejudicar a qualidade e o sabor do café, mas são invisíveis aos métodos tradicionais de inspeção visual. A solução baseada em IA, resolve esse problema ao realizar uma análise molecular precisa e rápida, identificando esses defeitos com alto grau de fidelidade.
“Nossa parceria com a ProfilePrint nos permite continuar na vanguarda da inovação, garantindo que continuemos a entregar café de alta qualidade ao mercado global com processos mais eficientes e sustentáveis”, conta Mário Panhotta, Superintendente de Novos Negócios e Torrefação de Café da Cooxupé.
O diretor de Novos Negócios da Minasul, Luis Henrique Albinati, também celebrou a adoção das novas tecnologias. “A Minasul está entusiasmada em colaborar com a ProfilePrint no desenvolvimento de soluções que irão transformar a forma como a qualidade do café é avaliada, reforçando nosso compromisso com a inovação e a excelência no setor”, diz.
Por sua vez, Matheus Ferreira, Diretor Executivo Adjunto do Instituto CNA, reforçou o papel da tecnologia para o futuro da agricultura no Brasil. “A colaboração com a ProfilePrint demonstra nosso compromisso em impulsionar o progresso tecnológico no agronegócio, garantindo um futuro sustentável e inovador para o setor”.
A tecnologia, já testada no Brasil e na China, será lançada comercialmente em 2025. Além de aumentar a eficiência, a tecnologia também tem o potencial de padronizar os critérios de qualidade, facilitando o trabalho dos exportadores e aumentando o valor do café brasileiro no mercado global.