COO da SoftwareOne fala sobre nova vertical para o agronegócio
Postado por Redação em 18/06/2024 em EntrevistaEmpresa visa aproveitar digitalização do setor e a infraestrutura de dados para implementar soluções de IA que otimizem processos
Eronides Júnior, COO da SoftwareOne Brasil, durante o evento "SoftwareOne Experience"
SoftwareOne, a empresa global de tecnologia e serviços de consultoria especializada em gestão de software e soluções de nuvem, lançou este ano uma vertical dedicada ao agronegócio, reconhecendo uma janela de oportunidade para alavancar o setor com o uso de Inteligência Artificial.
Durante entrevista ao Portal Agro Summit, Eronides Júnior, COO da SoftwareOne Brasil, compartilhou que a nova vertical de agronegócio visa aproveitar a crescente digitalização do setor e a infraestrutura de dados para implementar soluções de IA que otimizem processos e melhorem a tomada de decisões.
"A SoftwareOne, de fato, não tem uma solução proprietária para o agro, mas, com o advento da IA, com esse hype da Inteligencia Artificial, entendemos que podemos agregar muito valor para o agro porque o segredo da IA está baseado na sua infaestruturade informações. O agro, ou boa parte dele, já está digitalizado, já tem soluções de drones, IOT, dados, insights para o negócios e a IA vai nos ajudar a otimizar processos, ajudar a conectar e integrar esses dados e essas soluções para oferecer ainda mais valor agregado para o agro", conta o COO.
Segundo o executivo, a empresa pode agregar valor significativo ao setor graças à sua expertise em infraestrutura e tecnologias, e às parcerias estratégicas com grandes players de tecnologia, como Microsoft, Google e AWS.
"A nossa parceria com esses players, somada a nossa expertise em infraestutura, vai agregar muito valor para o agronegócio e ajudar o setor a ser ainda mais eficiente e tomar decisões ainda mais eficientes do que já vem sendo feito no mercado brasileiro", destaca.
Um exemplo prático da atuação da empresa no setor é o trabalho de migração para o "Rise with SAP" que vem sendo realizado uma usina de álcool e produção de combustíveis, abrangendo três frentes principais.
Primeiro, a empresa adota a abordagem greenfield, selecionando apenas os elementos essenciais do sistema para migrar ao novo ambiente. Esse processo de filtragem assegura que apenas os componentes necessários sejam transferidos, evitando a movimentação de dados e funcionalidades desnecessárias.
Em segundo lugar, está a análise e fortalecimento da segurança do sistema, que inclui a identificação e correção de vulnerabilidades. O COO destaca que a usina foi vítima de uma invasão cibernética, antes de se tornar parceira da SoftwareOne. Então, uma das prioridades é adicionar camadas robustas de segurança para melhor proteger a organização.
Por fim está a estruturação de dados. Este processo visa garantir uma migração limpa e eficiente para o ambiente cloud do SAP, permitindo uma operação contínua e sem problemas.
"Essa é só uma das frentes que estamos atuando com essa empresa, fora prover outras tecnologias complementares ao ERP para ter mais eficiência", conta o Diretor de Operações.
De acordo com o executivo, quando se trata de segurança de dados, a estruturação, organização e proteção dos dados são extremamente importantes. Ele ressalta que é essencial que as informações sejam armazenadas em um único repositório, dentro de uma infraestrutura para facilitar a gestão.
Além disso, segundo ele, não basta contar com tecnologias avançadas de proteção se não houver profissionais capacitados e preparados para lidar com essas ferramentas.
“Atuamos sempre na frente tecnológica, de melhorar processos e camadas de segurança, mas também de mudar a mentalidade do usuário, daquele que interage com esses dados. São duas frentes muito importantes que a empresa não pode perder de vista, esse conceito é muito forte dentro da softwareone, dentro da nossa cultura", finaliza.