Cocriagro investe em smart farm de olericultura com verba de programa estadual de inovação
Postado por Redação em 19/11/2024 em NotíciasApoio de R$ 100 mil do Separtec também vai ser usado para melhoria tecnológica do hub
Divulgação. Smart farm vai integrar estudantes ao hub
O Cocriago – Hub de Inovação foi contemplado em programa de apoio financeiro do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), com uma verba de R$ 100 mil que será utilizada para melhoria tecnológica do hub e para a criação de uma smart farm em olericultura, feita em parceria com a UniFil (Centro Universitário Filadélfia).
Segundo a CEO do Cocriago, Tatiana Fiuza, o apoio financeiro será usado para custear um projeto que busca expandir as operações do hub, concentrando-se na facilitação de parcerias.
“A intenção vai além de simplesmente promover a conexão entre os membros do ecossistema. Queremos ampliar o ambiente colaborativo no qual soluções inovadoras possam ser desenvolvidas e implementadas com sucesso no agronegócio, com foco em uma agricultura mais sustentável e eficiente", conta o CEO.
O projeto busca promover a conexão entre startups e empresas/cooperativas do agronegócio; ampliar o acesso das startups a mercados; apresentar as últimas tendências tecnológicas aos estudantes de agronomia, promover a integração entre universidade, empresa, ambiente de inovação e startups por meio de uma smart farm de hortaliças e fortalecer o ambiente de inovação.
Além disso, a proposta tem como objetivo integrar ativamente os estudantes da UniFil ao empreendedorismo inovador no agronegócio, oferecendo oportunidades de aprendizado prático e envolvimento direto com os desafios do mundo real de startups e cooperativas.
“Essa parceria visa combinar a expertise acadêmica da UniFil, que conta com um corpo qualificado de professores, mestres e doutores e um ambiente voltado para a pesquisa, com a força do agronegócio da região norte do Paraná, representado pela Cocriagro. Vemos como uma grande oportunidade de executar ações que atendem às demandas do setor e promovem avanços no agronegócio, gerando impactos positivos para a comunidade e o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca Eleazar Ferreira, reitor da UniFil.
Os próximos passos da parceria UniFil e Cocriagro incluem conexões e networking; workshops e sessões práticas sobre tendências do agro para estudantes de agronomia; incentivo ao empreendedorismo e a capacitação em inovação aberta, além da criação da smart farm no campus Palhano, em Londrina (PR), que deve estar pronta em meados de 2025, com a integração prática entre universidade, empresas e startups.