BRF adota IA no processo seletivo e reduz tempo de recrutamento em até 25%
Postado por Redação em 04/11/2024 em NotíciasPlataforma lê 2,4 mil currículos por hora, tornando o processo de recrutamento dos candidatos mais ágil e inclusivo
Foto: Víctor Moriyama
A BRF, companhia mundial de alimentos, está utilizando Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning no seu processo de recrutamento e seleção. A empresa desenvolveu internamente a plataforma que faz a leitura de todos os currículos recebidos e monta um ranking dos candidatos mais bem avaliados, de acordo com a descrição da vaga disponível. A solução foi implementada em abril e, em 6 meses de uso, ajudou a reduzir o tempo de recrutamento em até 25%.
A ferramenta faz a leitura de até 2,4 mil documentos por hora, e sugere o ranking dos currículos que melhor atendem os atributos da oportunidade aberta. Em seguida, o recrutador analisa as recomendações da IA e agenda as entrevistas.
"A plataforma torna o nosso processo seletivo mais inclusivo, pois consegue ler todas as candidaturas que recebemos, focando apenas na questão técnica e sem trazer eventuais vieses inconscientes que um ser humano pode ter ao fazer a seleção”, afirma Cristiane Costa, Gerente Executiva de Atração e Seleção e Diversidade. "Na prática, o candidato não percebe que quem fez a primeira leitura do currículo dele é uma Inteligência Artificial”, conclui ela.
Antonio Cesco, Diretor de Transformação Digital da BRF, explica que a plataforma é uma das iniciativas da Jornada de Transformação Digital da empresa, que busca criar uma cultura organizacional baseada em dados e informações, utilizando a Inteligência artificial como aliada dos processos. “Nossas soluções digitais são desenvolvidas em parceria com diversas áreas, sempre com o objetivo trazer mais agilidade, simplicidade e eficiência para toda a nossa cadeia. O RH é uma área fundamental do nosso negócio, e fazer com que a IA possa ajudar no recrutamento de candidatos só mostra que estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais essa cultura”, explica o executivo.
No momento, a plataforma está sendo utilizada apenas para vagas da área comercial e a previsão é que, em breve, a novidade seja estendida para os demais setores da empresa.