Agrotools e B3 assinam acordo exclusivo para democratizar inteligência de dados no agro
Postado por Redação em 21/06/2024 em NotíciasAcordo foi oficializado durante evento "O Agro do Futuro", realizado na última quinta-feira, em São José dos Campos
Vice-presidente de Novos Negócios da B3, Ana Carla Abrão Costa e Sergio Rocha, CEO da Agrotools. Divulgação: Agrotools
A Agrotools, agtech de soluções digitais para o agronegócio, e a B3, bolsa de valores brasileira, anunciaram na última quinta-feira, 20, uma parceria inédita que visa facilitar o financiamento inteligente de operações no agronegócio para bancos, cooperativas de crédito, fundos de investimento e agroindústrias, utlizando tecnologia em larga escala para empresas de qualquer tamanho.
A parceira foi anunciada oficialmente durante evento "O Agro do Futuro", realizado pela Agrotools no Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, local considerado o parque tecnológico mais avançado do país.
O lançamento do primeiro produto envolve a incorporação da plataforma da bigtech ao processo de registro de títulos do agronegócio como Cédulas de Produtor Rural (CPRs) e outros na B3.
Com a maior base de dados do mundo no segmento, a tecnologia da Agrotools analisa remotamente as propriedades e os devedores envolvidos nas atividades financeiras, avaliando e monitorando riscos fundiários, socioambientais, jurídicos, creditícios, climáticos e produtivos, além da identificação de oportunidades de negócios. Assim, a jornada das companhias que desejam obter crédito passa a ser mais dinâmica, acelerada e transparente.
"Nossa expectativa é justamente ser mais um instrumento de democratização do crédito, mais um instrumento de democratização das informações e da transparência para o desenvolvimento do mercado do agro de maneira geral, mas mais especificamente o mercado de crédito voltado para o agro", conta a Vice-presidente de Novos Negócios da B3, Ana Carla Abrão Costa.
Segundo o fundador e CEO da Agrotools, Sergio Rocha, a novidade é um esforço da companhia de utilizar a evolução tecnológica para ajudar a desburocratizar financiamentos no agro. “Estamos acompanhando o movimento das bolsas de valores de expandirem seus negócios com a comercialização de inteligência de dados, visando impulsionar o crescimento dos clientes. No caso da B3, entendemos que a sua estrutura e know-how no mercado de capitais são fundamentais para acabar com as inseguranças do agronegócio, contribuindo com a nossa solução para proteger organizações contra riscos diversos e captação de novas oportunidades”, afirma.
A VP da B3 destacou também quais são os objetivos principais da colaboração entre as companhias. "Temos uma parceria que, acima de tudo, visa juntar a expertise e a capilaridade da B3 com o conhecimento específico que a Agrotools tem do setor agro. A gente usa dados, informações e a própria plataforma da B3 para disseminar essa solução, que é uma solução que dá mais transparência do ponto de vista de sustentabilidade para as empresas e pessoas que estão envolvidas no ecossistema do agro", explica.
Plano de expansão
As instituições já atuam em conjunto para democratizar a inteligência de dados no agro desde 2021, quando iniciaram a sua parceria, que deve ganhar novos contornos nos próximos anos. Lucas Tuffi, CSO da Agrotools, destaca que a meta das empresas é contribuir cada vez mais com a tendência de “desintermediação do mercado financeiro”, em que os tomadores de decisão podem conseguir recursos sem a dependência de intermediadores.
“Queremos suprir qualquer dor dos clientes no que diz respeito à obtenção e gestão de crédito”, afirma o executivo. “A inteligência de dados soluciona essa demanda de forma direta e tem a capacidade de gerar mais oportunidades de inovação e rentabilidade no agro. Estamos alinhados com a B3 nessa visão e vamos continuar trabalhando para desenvolvê-la continuamente”, conta o executivo.