Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Volume de fretes do agro cresce e impulsiona procura por tecnologias antirroubo de cargas

Postado por Redação em 11/04/2024 em Notícias

Compartilhar:

Soluções da T4S estão promovendo proteção antiroubo de cargas no agronegócio

Volume de fretes do agro cresce e impulsiona procura por tecnologias antirroubo de cargas

Divulgação T4S

O crescimento exponencial do agronegócio no Brasil em 2023 impulsionou o volume de fretes do setor, registrando um aumento significativo de 21,4% no quarto trimestre em comparação com o mesmo período de 2022, conforme dados da Frete.com, plataforma líder de transporte de cargas na América do Sul. O setor agro representa 34% dos fretes divulgados na plataforma.  

Diante desse cenário também houve um aumento de quase 5% de ocorrências de roubo de cargas no país em relação a 2022. Segundo dados da Overhaul, em 2023, houve mais de 17.000 ocorrências de roubo de cargas no Brasil. A Overhaul ainda revela que as cargas mais visadas pelos criminosos eram aquelas que transportavam alimentos e bebidas. Para fortalecer a segurança do transporte de cargas, empresas de agronegócio têm investido em tecnologias antirroubo, como conta Luiz Henrique Nascimento, Diretor Comercial da T4S Tecnologia. 

“Além dos itens como grãos, carnes e sementes, que são alvos frequentes devido ao seu valor ou liquidez imediata no mercado, há uma demanda crescente por proteção para insumos de maior valor agregado, como pesticidas, fertilizantes e outros produtos químicos essenciais para a agro indústria”, explica.  

O diretor comercial menciona que os maiores fabricantes de fertilizantes do Brasil demandaram que seus transportadores aumentassem o nível de proteção das cargas nas estradas desde 2020. "Nesse caso, a solução T4S mais vendida foi o imobilizador inteligente sem fio, que evitou que milhões de reais fossem desviados pelas quadrilhas especializadas". 

O Imobilizador T4S, inovação composta por um sistema de rastreamento com inéditos atuadores de bloqueio sem fio, tem eficácia de mais de 96% na proteção de cargas, e mais de 99% na proteção dos caminhões e veículos, em mais de 400 tentativas de roubo. 

"As inovações existentes da T4S já estão efetivamente promovendo proteção no agronegócio. Embora associadas principalmente à segurança no transporte de cargas nas estradas e ruas do Brasil, a utilização das inovações disruptivas da T4S para proteger armazéns trouxe resultados de grande impacto e reconhecidos em todo o mercado. Por exemplo, as tentativas de invasão de centos de distribuição de um grande cliente “zeraram” desde 2021 com a implementação de containers energizados", conta o diretor.  

Com o objetivo de proteger a carga no interior do baú, a T4S criou também o Anjos da Carga T4S, sistema que utiliza Inteligência Artificial para oferecer uma solução completa e eficaz contra roubos e assaltos e a Blindagem Elétrica, que são painéis de alta resistência contra perfurações e cortes. Os painéis são energizados caso aconteçam tentativas de arrombamento, emitindo um choque não-letal. O choque só será sentido por quem tentar perfurar ou cortar os painéis, fazendo da solução 100% segura para trabalhadores e transeuntes.                   

"Cinco dos maiores produtores de fertilizantes do Brasil passaram a exigir tecnologias inovadoras como o Imobilizador e a Blindagem Elétrica T4S, refletindo em queda significativa de tentativas de roubo. No caso da Blindagem Elétrica, nenhuma tentativa de roubo sequer foi registrada pelos transportadores que utilizam para atender o agro desde o final 2022, quando passou a ser utilizada no segmento."  

Nascimento conta que o Sudeste é a região do Brasil que mais sofre com o roubo de cargas, além do Mato Grosso, por conta da localização estratégica, já que é o maior produtor de grãos do país. Segundo ele, as cargas mais visadas são óleo de soja, açúcar e milho. 

Em mais de 550 veículos equipados com as soluções da empresa, transportando milhões de reais de cargas altamente visadas, apenas uma tentativa de roubo foi registrada em mais de 5 anos de operação. 

 

Postado por Redação em 11/04/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.