TOTVS anuncia solução de inteligência agronômica com IA embarcada
Postado por Redação em 21/08/2025 em DestaqueEm parceria com a Sensix, plataforma analisa diferentes fontes de dados para recomendações estratégicas

Em parceria com a Sensix, startup especializada em análise avançada de dados, a TOTVS, empresa brasileira de tecnologia, anuncia uma nova solução com Inteligência Artificial embarcada, em seu portfólio especializado para o agronegócio.
A plataforma de consolidação e cruzamento de dados Recomendação Agronômica by Sensix é uma ferramenta de agricultura de decisão que transforma informações diversas de solo, clima, biomassa, mapas de colheita, entre outras, em recomendações estratégicas para impulsionar a produtividade e a rentabilidade do campo.
“Vivemos um cenário cada dia mais competitivo e o Agro, especialmente, lida com altas mudanças e intercorrências climáticas. Com essa solução, o produtor rural dá um passo além da precisão e entra na era da inteligência agronômica, com decisões baseadas em dados, reduzindo custos, ganhando produtividade e obtendo um melhor retorno sobre investimento”, destaca Fabrício Orrigo, diretor de produtos para Agro da TOTVS.
Especializada para culturas de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e arroz, de produtores de todos os tamanhos, a solução permite tratar e cruzar dados complexos de solo, clima, entre outras informações. A ferramenta também possui integração com radares satelitais de alta frequência para obter dados de monitoramento aéreo, mesmo em dias nublados, sem a necessidade de sensores em campo ou conectividade.
A solução proporciona uma visão 360º de todas as atividades que afetam a produção, gerando análises completas para a gestão do solo, recomendações específicas por ambiente de produção, prescrições agronômicas com base em fórmulas customizadas e atributos cruzados entre insumos. A plataforma conta ainda com uma biblioteca com mais de 50 fórmulas para recomendação de corretivos, fertilizantes e sementes.
A tecnologia é 100% online e contratada por assinatura, não exigindo uma infraestrutura própria. Para facilitar a atuação em campo, também há um aplicativo que funciona em modo offline, permitindo coletar dados e inspecionar imagens com total autonomia.