Startup disponibiliza 'vaca tokenizada' como garantia de crédito rural
Postado por Redação em 03/12/2024 em NotíciasOperação usa blockchain e IoT para tokenizar vacas leiteiras, facilitando o acesso ao crédito para produtores rurais
Vaca Valda, na Fazenda Capão da Imbuia. Foto: Emerson Vriesman
A startup brasileira Simple Token uniu blockchain à tokenização de ativos rurais para possibilitar a utilização de vacas como garantia digital em operações de crédito.
O processo foi possível graças à parceria com a agritech COWMED, responsável pelas coleiras inteligentes que monitoram a saúde e o bem-estar das vacas em tempo real, utilizando IoT (Internet das Coisas) e inteligência artificial. Esses dispositivos garantem aos credores informações confiáveis sobre os animais dados como garantia, eliminando fraudes e aumentando a segurança da operação.
Luiz Caldas Milano Junior, cofundador e diretor comercial da Simple Token, explica a visão por trás da inovação: “Criamos uma solução que resolve um dos maiores problemas dos produtores: a falta de garantias que inspirem confiança nas instituições financeiras. Com a tokenização e o monitoramento inteligente, conseguimos oferecer uma alternativa moderna e segura que beneficia tanto os produtores quanto os credores. Valda é só o começo de uma transformação que queremos levar para todo o Brasil.”
A Fazenda Capão da Imbuia, em Carambeí, no Paraná, tornou-se pioneira ao ter a primeira vaca tokenizada do Brasil. Com uma produção diária de 18.000 litros de leite de suas 500 vacas holandesas, a propriedade utilizou algumas vacas do rebanho como garantia digital em uma operação que marca o início de uma nova era no crédito rural brasileiro.
O acesso ao crédito com prazos adequados e taxas competitivas é um desafio enorme na pecuária leiteira. “Com a tokenização, conseguimos demonstrar que nossos animais cedidos em garantia estão saudáveis, bem cuidados, bem alimentados, se movimentando naturalmente, livres de desconfortos térmicos e tudo isso com transparência, confiança e segurança. Isso tudo diminui significativamente o risco para os credores”, afirma Emerson Vriesman - um dos filhos do proprietário da fazenda -, que viu na tecnologia blockchain e no monitoramento inteligente uma oportunidade para liderar essa transformação.
Oportunidades com novo cenário regulatório
A regulamentação recente foi crucial para viabilizar iniciativas como essa por meio da PL 3019/2023 que permitiu o uso de animais como garantia em operações financeiras e, com isso, abriu o caminho para soluções tecnológicas inovadoras. Com o ambiente regulatório avançado e tecnologias como a da Simple Token já disponíveis, a tendência é que bancos, cooperativas de crédito e operadores privados adotem esse modelo para atender às demandas de crédito rural com maior segurança e eficiência.
Para Emerson, a experiência de ser pioneiro vai além do entusiasmo. “Saber que a fazenda da minha família está ajudando a abrir portas para outros produtores é gratificante. Valda e nossa história mostram que a tecnologia é uma aliada fundamental para transformar o campo", finaliza.