Solução com IA responde dúvidas sobre equipamentos agrícolas em tempo real
Postado por Redação em 28/11/2024 em NotíciasFerramenta já alcançou a redução de 40% no tempo médio de espera por atendimento técnico
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Uma empresa brasileira desenvolveu uma inteligência artificial que responde em tempo real dúvidas sobre equipamentos agrícolas pelo WhatsApp e plataformas específicas. A tecnologia foi criada para ser aplicada no segmento de maquinários do agronegócio e já alcançou a redução de 40% no tempo médio de espera por atendimento técnico.
Segundo o CEO da BW8 Martech, empresa criadora da ferramenta, Willian Crizostimo, a IA foi desenvolvida com a finalidade de aumentar a eficiência e acessibilidade no suporte técnico operacional, além de garantir segurança e controle sobre os dados operacionais para empresas do agronegócio.
“Além de dúvidas sobre equipamentos, a IA também responde questões sobre insumos e defensivos agrícolas, otimizando a produtividade e reduzindo custos com suporte presencial. Empresas do setor agrícola precisam de soluções que protejam suas informações estratégicas e garantam que as respostas estejam sempre alinhadas aos parâmetros estabelecidos de compliance e LGPD”, explica O CEO.
Qualquer pergunta pode ser feita para a IA, desde que esteja dentro do contexto definido pela empresa que implementa a ferramenta. O modelo controlado é projetado para atender questões relacionadas ao funcionamento, manutenção e suporte técnico de equipamentos agrícolas, além de dúvidas sobre insumos e defensivos. As perguntas fora do escopo estabelecido ou que necessitem de interpretação humana são encaminhadas para um atendente ou outro canal de suporte.
Para colocar o plano da criação em prática, uma equipe composta por 15 pessoas foi necessária. Entre os profissionais que participaram do desenvolvimento estão engenheiros de dados e cientistas de dados, especialistas em equipamentos agrícolas, desenvolvedores de software, consultores de compliance e segurança de dados e designers de UX/UI. A IA levou 6 meses para ser transformada em realidade.
“Nós criamos um ambiente controlado e seguro, a partir da implementação por parte de empresas do segmento, conseguimos reduzir em 40% o tempo médio de atendimento técnico, o aumento de 25% na satisfação dos clientes, maior eficiência operacional com diminuição de chamados desnecessários e atendimento 24 horas por dia, além de acesso a informações básicas sobre insumos e defensivos agrícolas, o que otimiza a vida no campo”, finaliza Crizostimo.