Sol amplia conectividade no campo e passa a atuar no Amazonas e em Alagoas
Postado por Redação em 01/04/2025 em NotíciasEmpresa de tecnologias e inteligência de dados oferece conexão 3G e 4G para produtores rurais
Antena 3G/4G - Sol by RZK
A Sol by RZK acaba de ampliar a sua área de abrangência nacional, de 15 para 17 estados, com a ativação de conexões 3G e 4G no Amazonas e em Alagoas. A expansão reforça o compromisso da empresa em levar conectividade e soluções tecnológicas para o agronegócio em regiões com desafios de infraestrutura. Até o final deste ano, a expectativa é chegar a novas localidades.
A conectividade 3G e 4G permite que a companhia ofereça serviços tecnológicos em agronomia, meteorologia e telemetria de máquinas e equipamentos, tudo de forma fácil e ágil, por meio do celular, ao alcance do produtor rural.
Atualmente, a cobertura da companhia abrange mais de 12 milhões de hectares em 66 mil propriedades de 200 municípios, o equivalente a 15% da área cultivada do Brasil. Os serviços da empresa, do Grupo RZK, estão presentes em todas as regiões do país, com cerca de 450 torres de conexão 3G e 4G.
“O futuro do agronegócio passa pela conectividade e pelas soluções tecnológicas. Estamos aqui para garantir eficiência, rentabilidade e produtividade ao produtor rural, ao menor custo e risco”, diz o CEO da Sol, Rodrigo Oliveira.
A região que concentra a maior quantidade de pontos de transmissão de sinais 3G e 4G é a Centro-Oeste. Só Mato Grosso tem mais de 140 equipamentos que atendem principalmente as áreas de cultivo de grãos (soja e milho) e algodão. Sudeste, Nordeste, Sul e Norte vêm em seguida.
Além das fazendas, a conectividade 3G e 4G promovida pela empresa beneficia os moradores da área rural alcançada pelo sinal. O raio de alcance de um único equipamento de transmissão de sinal, por exemplo, varia de 8 a 20 quilômetros.
“A tecnologia da Sol proporciona inclusão digital para milhares de famílias que vivem em sítios e outras comunidades rurais, onde não há conectividade. Com isso, é possível garantir acesso à educação e saúde a distância, entretenimento, comunicação ágil e rápida. Levamos desenvolvimento social e econômico para as áreas rurais brasileiras”, afirma o CEO.
A expansão da companhia acontece diante das dificuldades de conexão nas áreas rurais brasileiras. De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), apenas 16,25% da área rural do Brasil possui cobertura de algum tipo de serviço entre o 3G e o 5G. Na tecnologia de conexão 3G, a cobertura é de apenas 14,48%. Na de 4G, não chega a 13%, enquanto que na tecnologia de conexão 5G é pouco mais de 1%.
“A falta de conectividade no campo ainda é um entrave para o desenvolvimento do agronegócio. Em tempos de inteligência artificial, com a tecnologia cada vez mais presente, a conexão precisa estar presente e ativa para a plena operação dos equipamentos e soluções. Nós oferecemos o pacote completo de conectividade e soluções tecnológicas para o agronegócio”, explica Oliveira.