Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Climatech umgrauemeio democratiza tecnologia por meio do FAaaS

Postado por Redação em 18/12/2025 em Notícias

Compartilhar:

Pequenos e médios poderão usufruir de benefícios que chegam a computar uma economia de 80% com a redução dos prejuízos provocados pelo fogo

Climatech umgrauemeio democratiza tecnologia por meio do FAaaS
Sala de Monitoramento no Pantanal: combate ao fogo como responsabilidade coletiva e aliada à tecnlogia

A umgrauemeio, climatech brasileira pioneira na identificação e prevenção de incêndios florestais e agrícolas utilizando a tecnologia e a inteligência artificial em solução integrada de gestão, detecção e análise de risco - o Pantera -, está lançando o FAaaS (Fire Alert as a Service). O FAaaS é uma estratégia de negócio que visa democratizar o acesso à tecnologia de gestão de incêndios rurais e florestais, abrangendo desde a prevenção até a mensuração de impactos - passando pela detecção precoce dos focos - a pequenos e médios proprietários rurais, que poderão usufruir dos recursos de prevenção.

O lançamento chega junto à nova resolução do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (COMIF), que estabelece regras nacionais mínimas para adoção de sistemas de vigilância e alerta em tempo real em imóveis rurais. As principais determinações da resolução incluem a obrigatoriedade de sistemas de monitoramento para acionar brigadas locais ou bombeiros, com opções como torres de vigilância ou sistemas de ronda.

Pela nova regra, produtores rurais, exceto agricultores familiares, têm dois anos para se adequar e devem elaborar planos de prevenção e combate a incêndios florestais. As exigências variam conforme o porte da propriedade, indo de soluções simples, como grupos de mensagens entre vizinhos, até sistemas tecnológicos avançados, como câmeras, torres e plataformas digitais de detecção e alerta.

Diante desse novo cenário e considerando a experiência da umgrauemeio, o FAaaS surge como uma solução escalável e colaborativa, permitindo que pequenos e médios produtores se integrem a sistemas já existentes de vigilância e monitoramento. "Com o FAaaS, os produtores rurais passam a fazer parte de uma rede inteligente que une propriedades, comunidades e parceiros em torno de um mesmo objetivo: proteger o território e reduzir os impactos dos incêndios", explica Osmar Bambini, diretor de Inovabilidade da climatech.

O diferencial da umgrauemeio está em sua expertise em visão computacional aplicada à detecção de incêndios. Seu sistema é pioneiro na América Latina e conta com mais de 15 mil imagens treinadas para identificar fumaça e calor em tempo real, o que garante alta precisão na detecção e minimiza alarmes falsos. Essa base robusta permite à empresa oferecer um serviço confiável e adaptado às diferentes realidades do campo brasileiro.

Com essa oferta, a umgrauemeio amplia o acesso à sua tecnologia de ponta, já utilizada por grandes grupos e governos, com resultados expressivos. Em empresas onde o sistema está em uso, a redução das perdas com incêndios - o que pode envolver a perda de receitas e de custos de produção, além de desembolsos com multas - chega a mais de 80%. 

"Com o FAaaS, buscamos consolidar nosso papel como aliada na detecção instantânea de incêndios e redução de CO2, nos posicionando como um parceiro estratégico na segurança e atuação no campo no que se refere ao manejo do fogo, possibilitando o entrosamento entre os proprietários do entorno e trazendo nossa tecnologia e experiência como alternativa acessível e eficiente para o cumprimento da resolução do COMIF", explica o CEO da umgrauemeio, Tiago Menezes. Para ele, o serviço também reflete uma mudança cultural no campo: o combate ao fogo como responsabilidade coletiva, baseada na cooperação entre propriedades e tendo como aliada o uso da tecnologia.

Postado por Redação em 18/12/2025 em Notícias