JetBov lança ferramenta para monitoramento inteligente de pasto
Postado por Redação em 02/02/2026 em NotíciasFerramenta utiliza machine learning para integrar dados climáticos, vegetativos e operacionais para apoiar pecuarista
Reprodução
A JetBov, empresa brasileira referência em tecnologia de software de gestão para a bovinocultura de corte, apresenta o Monitoramento de Pasto Inteligente, ferramenta desenvolvida para apoiar o planejamento de pecuaristas e ampliar a eficiência no uso das áreas forrageiras, substituindo análises baseadas apenas na percepção visual por informações técnicas, históricas e confiáveis.
A nova funcionalidade, integrada à plataforma web da empresa, tem como base o Índice SmartNDVI, um indicador exclusivo desenvolvido a partir da integração de dados climáticos, vegetativos e operacionais, que sintetiza a qualidade da pastagem por área e permite ao produtor acompanhar sua evolução ao longo do tempo.
A tecnologia de sensoriamento remoto por satélite, já utilizada há alguns anos na chamada Agricultura de Precisão, passa agora a estar disponível também na plataforma da JetBov. A novidade possibilita uma visão clara e objetiva para decisões mais assertivas no manejo do pasto, por meio de uma tecnologia específica de monitoramento que considera os diferentes biomas existentes no país.
“Historicamente, o manejo de troca de piquete sempre foi conduzido com base no achismo, o que limita o potencial produtivo da fazenda. Para contornar esse cenário, a ferramenta é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, contando com apoio financeiro da Finep e com o uso da base de dados da plataforma AgroAPI, da Embrapa Agricultura Digital, com o objetivo de otimizar o manejo do pasto por meio de algoritmos de inteligência artificial. O Monitoramento de Pasto Inteligente muda a lógica conhecida até então ao transformar dados complexos em informação prática, confiável e aplicável no dia a dia, permitindo que o pecuarista antecipe decisões e atue de forma estratégica sobre o uso da pastagem”, afirma o CEO da JetBov, Xisto Alves.
Com a nova funcionalidade, o produtor passa a analisar o histórico da qualidade do pasto por piquete e, a partir dessas informações, pode planejar de forma mais eficiente o uso da pastagem, ajustar o período de descanso no manejo rotacionado, direcionar adubações e/ou definir piquetes destinados à silagem.
A ferramenta
A tecnologia oferece duas visões complementares para apoiar a tomada de decisão. A primeira é o mapa SmartNDVI, que apresenta a fazenda segmentada por áreas e permite acompanhar a evolução do pasto de forma rápida e visual, facilitando a identificação de regiões em melhor condição, áreas com perda de qualidade e pontos que demandam atenção imediata. A segunda é o gráfico histórico, que aprofunda a análise ao possibilitar a comparação da qualidade da pastagem em diferentes períodos. Com essa leitura, o produtor consegue identificar tendências, padrões de degradação ou recuperação e planejar o manejo com mais segurança e previsibilidade.
“A combinação entre mapa e gráfico entrega uma perspectiva de manejo que fortalece a gestão da fazenda como um todo. Enquanto o mapa orienta a ação no dia a dia, o gráfico sustenta o planejamento de médio e longo prazo, conectando tecnologia e inteligência artificial à realidade do campo e gerando impacto direto em produtividade, eficiência e sustentabilidade”, explica Xisto.
Ao integrar monitoramento, histórico e planejamento, a nova ferramenta reforça o posicionamento da companhia como referência em soluções digitais para a pecuária de corte, ampliando o uso de dados e inteligência artificial na tomada de decisão.“O Monitoramento de Pasto Inteligente é mais um aliado do produtor na busca por melhores resultados produtivos e econômicos, com uso racional dos recursos naturais”, finaliza o CEO.








