Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Soil Tecnologia lança solução de irrigação satelital inédita no Brasil

Postado por Redação em 26/05/2025 em Notícias

Compartilhar:

Tecnologia garante controle total da irrigação em áreas remotas sem internet, otimizando uso de água e energia

Soil Tecnologia lança solução de irrigação satelital inédita no Brasil
Igor Mendes e José Augusto Silveira

A agtech brasileira Soil Tecnologia acaba de lançar a primeira tecnologia do país para controle de pivôs de irrigação via satélite. Desenvolvida para superar um dos principais gargalos do agronegócio – a falta de conectividade e inteligência em sistemas de irrigação, especialmente em áreas isoladas –, a solução contou com o suporte estratégico do Inatel Startups.

A tecnologia permite o gerenciamento remoto completo da irrigação, independentemente da disponibilidade de sinal de internet na propriedade, proporcionando aos produtores otimização no uso de água, redução de custos com energia e minimização de deslocamentos.

Pensado especialmente para localidades afastadas, onde ainda é comum que o agricultor precise se deslocar até o pivô para acioná-lo manualmente, o recurso permite que toda a estrutura de manejo hídrico seja controlada de forma remota. Com apenas um clique na plataforma, é possível gerenciar a operação de forma integrada, com monitoramento em tempo real, alertas automáticos e conexão com sensores instalados no campo.

“Criamos uma alternativa que nasceu da escuta ativa do agricultor e do entendimento da realidade de quem está longe da sede da fazenda. Nosso objetivo é dar autonomia ao produtor, sem que ele dependa de infraestrutura de rede local”, afirma Igor Mendes Pereira, CTO da Soil Tecnologia.

Da dor do campo à solução conectada

A trajetória da agtech tem raízes profundas no campo. Filhos de produtores rurais, os fundadores Igor Mendes Pereira e José Augusto Silveira de Queiroz cresceram acompanhando de perto os desafios enfrentados na irrigação agrícola – desde os custos elevados com energia elétrica e manutenção corretiva até o deslocamento diário para acionar manualmente os pivôs centrais. 

Mesmo com o avanço tecnológico em outras áreas do agronegócio, o processo de distribuição de água seguia como um ponto crítico, especialmente em propriedades mais isoladas, nas quais a falta de acesso à rede impedia qualquer automação. Com formação em Engenharia de Telecomunicações pelo Inatel, os empreendedores enxergaram na integração entre agricultura e sistema satelital uma resposta prática e acessível para essa realidade. 

Para viabilizar o controle remoto do pivô, a Soil firmou uma aliança estratégica com a Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES). A atuação da empresa para levar conexão ao meio rural foi essencial para garantir a integração entre o sistema de irrigação e a plataforma de monitoramento desenvolvida pela agtech. "Na Hughes, utilizamos a melhor infraestrutura de conectividade disponível como elo entre áreas remotas e a rede principal, garantindo cobertura onde outras tecnologias não alcançam. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes a solução mais adequada e eficiente para cada região’’, afirma Ricardo Amaral, Vice-Presidente de Vendas e Marketing de Enterprise da Hughes do Brasil.

A contribuição do Inatel

Para transformar essa visão em um produto robusto e escalável, a companhia contou com a parceria estratégica do Inatel, por meio do Inatel Startups, incubadora que mais graduou empresas em Minas Gerais. O apoio foi decisivo para que a inovação saísse do papel. A startup foi incubada ainda na graduação, sendo premiada, inclusive na Feira Tecnológica do Inatel (FETIN). A Startup recebeu suporte especializado para o desenvolvimento do hardware e do software, com mentorias voltadas à validação de mercado, estruturação de negócio e aproximação com os primeiros clientes, além de acesso à infraestrutura necessária.

“A Soil é um exemplo de como a combinação entre conhecimento técnico, conhecimento do mercado e apoio estratégico pode gerar soluções de impacto real. Nosso papel foi acelerar essa trajetória e garantir que a inovação chegasse ao meio rural com robustez e escalabilidade”, comenta Eduardo Zanin, Head de Startups do Inatel.

O projeto também contou com testes e validações no próprio campus do instituto, onde a agtech instalou um protótipo funcional como parte do programa Smart Campus. Agora, com o produto lançado e em fase de expansão, a startup se prepara para escalar a solução em todo o Brasil e no exterior, mirando principalmente os produtores que enfrentam dificuldades com conectividade e gestão eficiente da irrigação.

Postado por Redação em 26/05/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.