John Deere desenvolve soluções que reduzem os efeitos da cintilação em máquinas agrícolas
Postado por Redação em 10/10/2025 em NotíciasNovas tecnologias são capazes de prever o fenômeno e emitir alertas nos equipamentos
Divulgação: John Deere
A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, apresenta duas novas tecnologias capazes de auxiliar na redução dos efeitos que a cintilação causa nos equipamentos: o ROTI (índice de cintilação por máquina) e o Mapa TEC (Conteúdo Total de Elétrons).
As novidades compõem o Pacote de Cintilação ExactPosition, que reúne soluções desenvolvidas pela empresa para melhorar a precisão dos equipamentos.
A cintilação é uma interferência nos sinais de rádio causada por zonas na atmosfera carregadas de elétrons vindos das explosões solares que atingem a Terra. A cada 11 anos, ocorre uma alteração no campo magnético do sol, o que interfere na frequência e na intensidade dessas explosões. Por conta disso, há um pico na concentração das partículas elétricas em 2025.
Esse fenômeno afeta a conexão dos equipamentos agrícolas e pode atrapalhar a coleta de dados, a telemetria, o GPS das máquinas e outras funções que dependem da localização. Isso provoca sobreposições, espaçamentos inadequados e alteração na aplicação dos insumos.
As novas soluções desenvolvidas visam reduzir os efeitos da cintilação e ajudar os produtores a se anteciparem a esse tipo de evento. O ROTI, por exemplo, identifica a ocorrência do fenômeno, sua intensidade e localização, além de emitir avisos para o operador. Essa tecnologia está disponível por meio de uma atualização de software no receptor StarFire 7500.
Já o Mapa TEC é uma funcionalidade do Operations Center™ que mostra no mapa a probabilidade de ocorrer cintilação no local de atuação do equipamento. O sistema mede a quantidade de elétrons na atmosfera e gera um mapa de previsões com antecedência de três horas. O cliente pode analisar tanto a previsão como o histórico de até seis meses.
“Este ano, a Terra vive um dos picos de incidências de cintilação, que está mais forte desde setembro, quando grande parte dos produtores rurais começou o plantio da safra. Por isso, nós buscamos desenvolver novas soluções que auxiliem os clientes a enfrentarem esse período de forma mais fácil e com redução de danos”, afirma Daniel Slapelis, gerente de Marketing de Produto da John Deere Brasil.
Além das duas novas tecnologias, a John Deere já conta com soluções que contribuem para a redução dos efeitos da cintilação.
“A John Deere investe diariamente em inovação e tecnologia para desenvolver soluções que atendam às necessidades de seus clientes e permitam que as suas operações sejam mais produtivas, rentáveis, eficientes e sustentáveis. Reduzir os efeitos da cintilação é uma forma de diminuir os fatores que possam interferir no trabalho dos agricultores, contribuindo para que seja possível entregar safras cada vez mais produtivas”, acrescenta Slapelis.