Rúmina apresenta portfólio para pecuária leiteira 5.0 em evento do setor
Postado por Redação em 25/07/2024 em AgendaEmpresa lança inovações focadas no monitoramento animal e pré-ordenha automatizadas
A Rúmina, ecossistema de soluções digitais para a pecuária do Brasil, apresentará com seu portfólio de soluções tecnológicas para a pecuária leiteira durante o evento Agroleite, realizado em Castro-PR, entre os dias 06 e 09 de agosto. A empresa também lançará na Capital Nacional do Leite duas novas ferramentas para pecuária leiteira: o RúmiAction e o RúmiFlow.
Com o lançamento dessas duas ferramentas, a empresa passa a liderar a era 5.0 na pecuária leiteira, combinando tecnologias avançadas de monitoramento e gestão com sistemas automatizados para a pré-ordenha. Estas soluções melhoram a produtividade e a saúde animal, promovendo práticas mais sustentáveis e eficientes.
O RúmiAction, integrado ao sistema de gestão Ideagri, monitora em tempo real a atividade, ruminação, alimentação e o descanso, fornecendo uma visão completa e 360º da fazenda. A partir de uma parceria estratégica com a empresa insraelense ENGS, a tecnologia é comprovada há mais de 20 anos.
Além de identificar o cio, a solução detecta precocemente doenças como mastite, permitindo tratamentos rápidos e eficazes, melhorando o bem-estar animal e otimizando o tempo dos colaboradores.
Já o RúmiFlow, que tem como parceira a empresa norte-americana FutureCow, tem como objetivo automatizar a pré-ordenha, desinfetando e estimulando os tetos das vacas com agilidade e eficiência. O sistema utiliza escovas, dióxido de cloro e secagem para preparar os tetos, garantindo uma rotina de ordenha mais consistente sem perder o foco na qualidade do leite. Integrado à OnFarm, a ferramenta melhora a qualidade do leite de um jeito inovador e possibilita a ordenha de mais vacas.
Ideagri e OnFarm também marcam presença
Com uma base de dados de 4,7 milhões de animais cadastrados e presença em mais de 6 mil fazendas, o Ideagri se destaca como uma ferramenta essencial para a gestão zootécnica e financeira na pecuária leiteira. Ao longo de quase 17 anos de atuação, o sistema se consolidou como líder no mercado nacional, oferecendo análises avançadas e indicadores precisos.
Ele é reconhecido pela praticidade e simplicidade, permitindo aos produtores acessar informações detalhadas e realizar um benchmarking através do RúmiScore, que compara os melhores resultados e práticas estratégicas nas propriedades. Além disso, é um dos sistemas mais integrados do mercado, tornando-o o principal hub de dados das fazendas leiteiras.
Outro destaque no estande da empresa será a OnFarm, uma tecnologia focada no combate à mastite, a principal doença que afeta a produção leiteira. Através de um aplicativo e um teste simples realizado na própria fazenda, a tecnologia é capaz de diagnosticar o agente causador da mastite com o suporte da inteligência artificial (IA) em apenas 24 horas, indicando a necessidade ou não do uso de antibióticos.
A ferramenta, que é disponibilizada nas fazendas por meio de um minilaboratório, ganhou recentemente destaque internacional com a publicação de um artigo na Nature, revista científica britânica que é referência no mundo. Na ocasião, a IA utilizada pela OnFarm, a Rúmi, alcançou um nível de precisão de até 98% quando aplicada em análises de imagens de mastite.
Com sua eficácia comprovada, a OnFarm já auxiliou no controle da mastite em mais de 3 mil propriedades na América Latina, registrando quase 1 milhão de casos e alcançando uma economia média de 50% no uso de antibióticos em mastite clínica.