MSD Saúde Animal discute avanço da tecnologia na rastreabilidade e sustentabilidade da produção animal
Postado por Redação em 11/07/2024 em NotíciasBiofarmacêutica promoveu painéis de discussões com instituições do setor agropecuário
Painel de discussões. Foto: Divulgação
Na última semana de junho, a MSD Saúde Animal reuniu representantes do governo, de instituições e entidades do setor agropecuário, além de clientes e parceiros, para discutir o avanço e a viabilidade da tecnologia como alicerce na identificação, rastreabilidade e sustentabilidade animal.
O encontro objetivou agregar conhecimento, destacar histórias de sucesso de alguns estados e abordar os desafios e a visão global do mercado sobre o tema, que requer urgência para que o Brasil atenda às exigências internacionais e tenha uma produção cada vez mais transparente e de qualidade.
“A MSD Saúde Animal é uma incentivadora do uso da tecnologia de identificação para melhorar ainda mais a produtividade e sustentabilidade animal, além de ser uma ferramenta importante como medida sanitária e socioambiental, a fim de garantir a oferta e segurança da proteína animal, bem como o acesso a novos mercados", menciona Delair Bolis, presidente da MSD Saúde Animal Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Segundo ele, a empresa entende que é um processo que deve ser feito com planejamento, conhecimento, educação e envolvimento de todos os agentes impactados, e se colocam como parceiro de toda cadeia produtiva para liderar essa agenda no Brasil. "Nos colocamos ativamente como parceiro de toda cadeia produtiva para liderar essa agenda no país e, por meio de nossas soluções, atender a todo mercado brasileiro com segurança, responsabilidade e qualidade", conta.
Apesar do avanço das soluções tecnológicas no setor agropecuário, a identificação e a rastreabilidade do ciclo completo de vida do animal ainda não são uma realidade, e a discussão do tema é necessária para que se democratize o conhecimento e as ações fundamentais para consolidação desses sistemas. É o que pontua Luciano Lobo, gerente de desenvolvimento de negócios de rastreabilidade da MSD Saúde Animal: “A identificação individual está se tornando uma realidade; os representantes do setor têm dialogado buscando entender e acomodar o tema para uma implementação ideal e suas ações. Um exemplo é o grupo de trabalho criado pelo MAPA, para debater sobre a política pública”.
Luciano completa que o encontro promovido buscou estimular o trabalho em conjunto entre todos os atores envolvidos no tema. “Quisemos fazer isso de uma forma colaborativa, entendendo as dificuldades para nos colocarmos como facilitadores desse avanço, que já é uma realidade em Santa Catarina há 14 anos e, muito provavelmente, será, em breve, o caminho de outros estados", finaliza.