Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Redbelt Security discute desafios de cibersegurança no setor do agronegócio

Postado por Redação em 13/05/2024 em Notícias

Compartilhar:

Estudo da Barracuda Networks com gerentes seniores de diversas indústrias revelou que 94% foram alvo de ciberataques nos últimos 12 meses

Redbelt Security discute desafios de cibersegurança no setor do agronegócio

Eduardo Lopes, CEO de Redbelt Security

A Redbelt Security, consultoria especializada em Segurança da Informação, discutiu recentemente os crescentes desafios de cibersegurança enfrentados pelos setores de agronegócio e mineração com representantes das empresas LDC Americas e Nexa Resources.

A digitalização crescente e a integração entre sistemas operacionais automatizados (OT) e de TI estão impulsionando ganhos de produtividade e inteligência nos negócios. No entanto, também abrem novas portas para ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados, como discutido durante a reunião. 

Leonardo Santos Silva, gerente de soluções de segurança e risco da Louis Dreyfus Company (LDC Américas), uma das maiores empresas de agronegócio no mundo, falou sobre a complexidade da cadeia, sendo um dos maiores desafios do seu setor. “É como se você estivesse gerindo uma pequena cidade. São equipamentos automatizados, sistemas de tecnologia TI integrados e você precisa ter controle de todos e garantir uma boa comunicação durante todo o caminho, garantindo proteção cibernética”, afirma Silva.

Eduardo Lopes, CEO de Redbelt Security, menciona que um ciberataque pode prejudicar este controle ou vazar informações sobre as rotas viabilizando roubos, com prejuízos financeiros e reputacionais gigantescos, entre outros contratempos, o que mostra como a cibersegurança precisa ser uma preocupação de todos os setores da economia hoje. “Isto exige que as empresas tenham um rastreamento de toda sua cadeia e capacidade de localizar qualquer adulteração no meio do caminho a fim de garantir a qualidade e a entrega dentro dos prazos combinados.", conta.

Em um estudo da Barracuda Networks, com 800 gerentes seniores de TI e de segurança de diversas indústrias, incluindo de infraestruturas críticas, 94% dos entrevistados informaram que sofreram algum ataque nos últimos 12 meses.

Além disso, 87% das empresas foram vítimas de ataques que impactaram suas operações por mais de um dia e 96% dos líderes reconheceram que deveriam aumentar seu investimento em cibersegurança. “Na minha opinião, o setor de commodities é vitais para a sociedade e é impossível falarmos de transformação digital e da evolução do modo de vida moderno sem olharmos para essas indústrias”, comenta Lopes. 

No caso da mineração, Marcelo A. Santos, CIO da Nexa Resources, considera que as mineradoras dependem cada vez mais da eficiência do processamento dos materiais para se tornarem competitivas neste mercado em que o produto é cada vez mais escasso, o que significa adotar equipamentos que integram automação industrial e TI, com novas tecnologias com IoT e IA, entre outras.

"No Brasil, a maior parte dos equipamentos do setor, principalmente de automação são antigos, o que suscita problemas, pois nem sempre é possível colocar patch e não tem firmware atualizado. Com essa perspectiva, os ataques ocorrem a cada dez minutos. Então, a abordagem é muito diferente, você tem processo integrado, safety e isolamento. Resiliência e anti-fragilidade são as palavras mais importantes para quando se desenha uma estratégia de cibersegurança na nossa indústria”, explica Santos.

Para Lopes, é fundamental ter um plano de contingência preparado detalhadamente em todas as indústrias com tecnologias de cibersegurança eficientes, backups constantes e treinamento frequentes da equipe. "Além disso, essas indústrias precisam estar sempre atentas à segurança cibernética de seus equipamentos de OT e IT, analisando frequentemente os riscos e motivando o trabalho integrado das equipes operacionais e de tecnologias”, finaliza.

 

Postado por Redação em 13/05/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.