iRancho desenvolve aplicativo para profissionais que atuam com reprodução bovina
Postado por Redação em 03/12/2025 em NotíciasObjetivo da agtech é que, até 2030, metade das inseminações artificiais em tempo fixo (IATF) do país sejam registradas no app

De acordo com Thiago Parente, CEO da iRancho, o produto foi desenvolvido a partir da escuta dos próprios trabalhadores envolvidos no dia a dia da reprodução
A iRancho acaba de lançar um aplicativo para o dia a dia de quem trabalha com a reprodução bovina. Direcionado para zootecnistas, veterinários e demais profissionais envolvidos, o iRancho RePro é uma ferramenta que reúne todas as funcionalidades necessárias para o gerenciamento de uma estação de monta. A expectativa da agtech é que, até 2030, 50% de todas as inseminações artificiais em tempo fixo (IATF) do país sejam registradas no aplicativo.
Já disponível para download na Play Store, com foco total em usabilidade no curral, o RePro coloca na palma da mão do consultor tudo o que é necessário para organizar a agenda da equipe, registrar manejos com precisão e entregar dados reprodutivos ao cliente de forma simples e confiável. Desenvolvido para operar em modo offline e com sincronização inteligente, o aplicativo permite que todas as informações sejam lançadas em tempo real, com segurança e sem papelada. A contratação é feita por créditos por exposição, com controle de consumo individual por usuário e por empresa, tudo direto no aplicativo.
De acordo com Thiago Parente, CEO da iRancho, o produto foi desenvolvido a partir da escuta dos próprios trabalhadores envolvidos no dia a dia da reprodução bovina. “Eles relatavam perder tempo com o retrabalho para digitar dados em planilhas e sentiam falta de uma ferramenta capaz de fazer a integração automática das informações. São profissionais que trabalham exaustivamente, especialmente, durante os meses de estação de monta, enfrentam um cenário de alta complexidade, lidando com dezenas de fazendas, horários imutáveis e informações espalhadas”, diz.
A nova era da estação de monta
Estatísticas justificam a urgência de que uma solução como o RePro fosse lançada. De acordo com o Conselho de Medicina Veterinária, 65% da força de trabalho ativa de veterinários e zootecnistas possui menos de 40 anos, uma geração de profissionais que se acostumou a utilizar a tecnologia para otimizar o seu dia a dia de trabalho.
“O zootecnista e o veterinário de hoje em dia têm que se comportar como verdadeiros malabaristas: precisam dominar genética, nutrição, manejo, finanças, novos aplicativos e ainda atuarem como consultores de múltiplas fazendas”, comenta Parente.
Diretora de Marketing da iRancho, Mariana Machado explica que o Brasil é um mercado com alto potencial para a IATF, com mais de 18 milhões de procedimentos no ano, um crescimento anual médio de 15%. “Enquanto a genética evolui exponencialmente, a gestão operacional não pode permanecer no século passado. Queremos elevar a eficiência reprodutiva e acompanhar o profissional em todo o processo, da primeira aplicação hormonal à confirmação de prenhez”, afirma.
Funcionalidades
O aplicativo permite o agendamento e visualização de todos os manejos e eventos reprodutivos da equipe, de forma centralizada e fácil de consultar. Com visão por cliente, fazenda ou colaborador, o calendário garante que nada seja esquecido, evita conflitos de agenda e ajuda a manter a equipe alinhada do início ao fim.
A função “Estoque Biológico” permite a visualização do estoque disponível, o acompanhamento das movimentações por data, tipo, quantidade e valor da unidade, possibilitando que seja garantido mais controle sobre o uso dos materiais reprodutivos em cada cliente ou fazenda atendida.
Os manejos reprodutivos podem ser totalmente personalizados, conforme a rotina da equipe e de acordo com os protocolos utilizados. O profissional pode escolher se prefere criar protocolos próprios ou utilizar os protocolos de mercado já cadastrados no RePro. Todos os registros são feitos direto no app, com agilidade, segurança e acompanhamento dos dados por cliente, fazenda ou colaborador.
A seção de contatos permite registrar colaboradores, clientes e fornecedores, com a possibilidade de definir o perfil de cada um conforme sua função na operação. Ao cadastrar um inseminador, por exemplo, é possível enviar um convite para que ele entre na equipe e tenha acesso às agendas e tarefas, diretamente no app.
Na aba de clientes, o profissional pode cadastrar o contato principal de cada fazenda ou empresa e, a partir dele, ter acesso a todas as informações vinculadas ao atendimento. É possível visualizar o histórico reprodutivo, os animais trabalhados, manejos realizados, relatórios gerados e as fazendas associadas.







