Empresa lança plataforma para controle do melhoramento genético de rebanhos
Postado por Redação em 05/08/2024 em NotíciasSmart Dairy propõe maior controle genético por diferentes soluções em genômica e predição por IA em um único aplicativo
Divulgação: GENEX Brasil
A GENEX Brasil, empresa do segmento de inseminação artificial (IA), atuante na venda de qualidade genética de gados, anunciou o lançamento de uma plataforma inteligente, chamada SMART DAIRY. A proposta é que o produtor de leite tenha o controle do melhoramento genético dos rebanhos na palma das mãos, por um aplicativo fácil e intuitivo disponível para Android e iOS.
A nova plataforma reúne soluções de Genoma, Predição Genética e Acasalamento por Inteligência Artificial (AI) em um único lugar. Aém disso, também conta com relatórios personalizados gerados a partir da AI, e dados que se atualizam juntamente com as provas dos touros.
De acordo com Mariana Sayeg, Gerente de Negócios Leite da GENEX Brasil, a ferramenta possibilita uma melhor interpretação dos resultados do genoma e predições, pois une as duas ferramentas e gera relatórios de fácil interpretação e visualização. “A grande novidade, além da própria plataforma em si, é a Predição e Acasalamento por Inteligência Artificial. Somos a primeira empresa do ramo a lançar essa opção ‘inteligente’ ao produtor. Considero esse momento a terceira grande revolução do melhoramento genético mundial. Ao mesmo tempo, descartamos ferramentas já mais conhecidas, possibilitando ao usuário escolher o que mais faz sentido em seu contexto”, resume Mariana.
A plataforma traz a tecnologia SMARTGEN, um programa avançado que utiliza inteligência artificial para predição genômica e acasalamentos. Desenvolvido pela Genmate e com a chancela da Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), ele é uma ferramenta que incorpora o conceito de machine learning, também conhecido como aprendizado de máquina.
O machine learning é uma subárea da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam e melhorem automaticamente a partir da experiência, sem serem explicitamente programados para tal. No caso do SMARTGEN, o programa analisa milhões de dados genômicos e os correlaciona com informações de pedigree. Através de algoritmos sofisticados, o sistema identifica padrões e faz previsões precisas sobre características genéticas e potenciais de acasalamento, otimizando assim a seleção e o melhoramento genético dos rebanhos.
Essa abordagem permite uma análise mais robusta e precisa, resultando em decisões mais assertivas, que aumentam a produtividade e a eficiência dos rebanhos. “O uso de machine learning no SMARTGEN representa um avanço significativo na gestão genética, proporcionando aos criadores uma ferramenta poderosa para alcançar resultados superiores”, explica Mariana Sayeg.
GENEX Genoma
Outra ferramenta que a plataforma oferece são os testes genômicos tradicionais. O melhoramento genético de bovinos de leite tem evoluído significativamente com o advento da genômica. A análise genômica permite a identificação precisa de características desejáveis nos animais, como produção e qualidade do leite, resistência a doenças e eficiência reprodutiva.
Através do sequenciamento do DNA, é possível mapear o genoma dos bovinos e identificar marcadores genéticos associados a essas características. Com essas informações, os criadores podem selecionar de forma mais eficiente os animais que possuem os melhores perfis genéticos para reprodução, acelerando o progresso genético do rebanho.
Além disso, a genômica permite a predição precoce do desempenho dos animais, mesmo antes de atingirem a maturidade. Isso reduz o tempo e os custos associados ao processo de seleção tradicional, que dependia de avaliações fenotípicas demoradas e menos precisas.
“O uso do genoma no melhoramento genético de bovinos de leite contribui para a sustentabilidade da produção, ao permitir a criação de animais mais produtivos, que necessitam de menos recursos para alcançar altos níveis de desempenho. Dessa forma, a genômica se torna uma ferramenta essencial para a modernização e eficiência da pecuária leiteira”, comenta Mariana Sayeg.
Além disso, a plataforma conta, ainda, com o SortGate, programa que se utiliza tanto de informações de pedigree das fêmeas para gerar um ranking de vacas e novilhas dentro do rebanho. As fêmeas podem ser ranqueadas de acordo com vários índices da prova oficial e cada produtor pode optar pelo índice que preconiza como a característica de maior impacto tenha em seu sistema.
“A avaliação através do SortGate permite que importantes decisões relacionadas à genética possam ser tomadas, baseadas em dados. O programa permite também que seja analisado o progresso genético do rebanho ao longo das gerações, orientando a escolha dos touros de acordo com o padrão das fêmeas que serão inseminadas”, completa Mariana Sayeg.
A solução, portanto, integra os resultados de todas as ferramentas que o compõem, podendo ser visualizados através de gráficos e relatórios gerados por AI. “É um único aplicativo para celular, com interface fácil e amigável”, finaliza a gerente de mercado leite da GENEX.