Empresa desenvolve soluções de automação para controle de armazenagem de grãos
Postado por Redação em 22/10/2024 em NotíciasEntre as principais soluções estão sistemas de termometria digital e plataformas de monitoramento remoto
Everton Rorato, Diretor Comercial da PCE Engenharia
A empresa PCE Engenharia desenvolveu tecnologias de automação para otimizar o controle das condições de armazenagem de grãos no Brasil. Entre as principais soluções estão sistemas de termometria digital e plataformas de monitoramento remoto, que visam reduzir perdas e melhorar a gestão dos grãos durante o armazenamento.
Através da termometria digital é possível acompanhar a temperatura dos grãos armazenados via aplicativo desenvolvido pela empresa e, com base nestas informações, tomar a decisão mais acertada para o momento. Já o portal disponível em nuvem, apresenta as condições em que o grão se encontra dentro do silo/armazém. O sistema apresenta diversas informações, produzindo um histórico de dados para consultar a qualquer hora.
Segundo Everton Rorato, Diretor Comercial da PCE Engenharia, apesar dos avanços tecnológicos no agronegócio, muitos produtores ainda resistem em atualizar seus sistemas de armazenagem, o que tem gerado defasagem e prejuízos para o setor. “Só para ter uma ideia, nos últimos cinco anos, houve uma evolução muito grande em pesquisas e desenvolvimento de sensores, sistemas que captam informações do que acontece no ambiente de um silo ou de um armazém, na termometria digital, em conectividade, entre outros, mas isto não tem sido adotado por grande parte dos que atuam com armazenagem, criando uma defasagem bem significativa na gestão deste processo”, conta Rorato.
O executivo menciona que a falta de atualização tecnológica acaba trazendo prejuízos ao armazenador. Segundo ele, a gestão de armazenagem do grão demanda que o encarregado da função esteja bem atento a vários fatores que acontecem no ambiente interno e externo de um silo. “Temperatura dentro e fora do silo, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, tudo isto, por incrível que pareça, precisam ser medidos para saber se é ou não o momento de ligar uma aeração, por exemplo. E equipamentos defasados tecnologicamente podem fazer uma leitura errada de todos estes itens, passar uma informação errada e causar uma perda dos grãos ou de sua qualidade trazendo, ao final, prejuízo”, explica o diretor comercial.