Dimitra lança solução com IA e blockchain para adaptação ESG no setor agroalimentar
Postado por Redação em 27/08/2024 em NotíciasABRAFRUTAS já utiliza a ferramenta, capacitando a associação para atender aos padrões ESG globais
Foto: Freepik
A Dimitra, multinacional especializada em soluções tecnológicas para o setor agrícola, lançou recentemente o Dimitra ESG, um serviço para o setor agroalimentar que mapeia a maturidade ESG das organizações e facilita a implementação de estratégias sustentáveis.
Da fazenda à mesa, a solução agroalimentar da companhia enfrenta os desafios de rastreabilidade e sustentabilidade. Ao integrar gestão ambiental, responsabilidade social e uma governança robusta, essa abordagem abrangente garante práticas transparentes e éticas ao longo da cadeia de suprimentos.
“A conformidade com ESG não é apenas uma questão de cumprir regulamentações; é uma oportunidade para as empresas se destacarem no mercado global. Estamos comprometidos em fornecer às empresas brasileiras as ferramentas necessárias para aprimorar suas práticas de sustentabilidade e fortalecer sua posição competitiva no mercado internacional”, explica Diego Costa, COO da Dimitra.
A avaliação ESG se desenrola em duas etapas. Primeiro, módulos especializados mapeiam a maturidade ESG, avaliando práticas e conhecimentos atuais ao longo das cadeias de suprimentos. Esse processo gera insights específicos do setor, reconhecendo o progresso existente e as características únicas de cada segmento. A análise personalizada garante relevância e aplicabilidade para cada setor da indústria.
Na segunda fase, a companhia capacita as empresas a aprimorarem seus processos por meio de programas personalizados. Inteligência Artificial e blockchain simplificam operações, reduzem custos e fornecem dados precisos. Isso possibilita estratégias personalizadas que impulsionam a sustentabilidade e a competitividade global. Essa abordagem está alinhada às demandas de compras verdes e padrões internacionais, promovendo melhorias contínuas tanto a curto quanto a longo prazo.
A ABRAFRUTAS, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados, utiliza a ferramenta, capacitando a associação, que representa 80% das exportações de frutas frescas da região, a atender padrões ESG globais. A tecnologia contribuiu para melhorar os esforços de conformidade da associação, demonstrando uma implementação bem-sucedida de tecnologia agrícola.
Costa comentou sobre a crescente importância da conformidade com ESG: “Com o aumento da conscientização global sobre questões de sustentabilidade, as práticas ESG tornaram-se um fator indispensável para a competitividade empresarial. Por outro lado, o agronegócio brasileiro já é extremamente sustentável e alinhado com as práticas ESG; só precisávamos de uma estratégia melhor para contar nossa história ao mundo, e um projeto como o concebido pela ABRAFRUTAS, alinhado às nossas tecnologias, nos permitirá contar a história incontestável e pioneira do trabalho que vem sendo realizado há anos pela indústria nacional de frutas. Nossos serviços são projetados para ajudar as empresas a adaptar suas práticas existentes aos padrões ESG, garantindo não apenas conformidade, mas também um impacto positivo na cadeia de suprimentos.”