Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Blockchain está mudando a rota dos alimentos do campo à mesa

Postado por Redação em 20/01/2025 em Notícias

Compartilhar:

Investimentos em tecnologias no agronegócio como blockchain devem alcançar US$948 milhões até 2025, diz pesquisa

Blockchain está mudando a rota dos alimentos do campo à mesa
Reprodução

O uso da tecnologia blockchain no agronegócio tem se mostrado uma inovação promissora, especialmente no que diz respeito à rastreabilidade dos produtos do campo à mesa. Essa tecnologia permite um registro transparente e seguro de todas as etapas da cadeia produtiva, aumentando a confiança do consumidor, melhorando de forma positiva o valor agregado do produto final e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis.

Um estudo da MarketsandMarkets revelou que os investimentos globais em blockchain na área de agricultura e alimentos devem alcançar cerca de US$ 948 milhões até 2025. Segundo André Carneiro, CEO da BBChain,empresa brasileira especializada em soluções lobckchain, essa expansão reflete a demanda por sistemas mais eficazes que garantam qualidade e segurança dos alimentos, além de promover a responsabilidade ambiental.

Um exemplo prático dessa aplicação são os QR Codes incorporados nas embalagens dos produtos. Ao escanear o código, os consumidores têm acesso a informações detalhadas sobre o processo de cultivo, como a quantidade de água, fertilizantes e energia utilizados, além das emissões de carbono geradas. Isso não só educa o consumidor, mas também incentiva os produtores a adotarem práticas mais sustentáveis, já que a competição por um consumidor cada vez mais informado e preocupado com a sustentabilidade gera uma pressão positiva para que as práticas de cultivo sejam aprimoradas, resultando em um impacto ambiental reduzido e em produtos de maior qualidade.

O CEO da BBChain, empresa brasileira especializada em soluções blockchain, explica que através da tecnologia blockchain, é possível rastrear cada etapa da produção (traceability), desde a semente plantada até a mesa do consumidor. “Essa rastreabilidade, além de aumentar a confiança, também facilita a identificação de problemas na cadeia, permitindo ações mais rápidas em caso de contaminações ou falhas. Quando um problema é detectado, a tecnologia permite que as partes responsáveis sejam rapidamente localizadas, minimizando o impacto e protegendo a saúde dos consumidores.”

Vantagens

O uso de blockchain no agronegócio ajuda a reduzir desperdícios e aumentar a eficiência operacional. Ao ter acesso a dados em tempo real sobre o movimento de produtos e as condições de armazenamento, os produtores podem tomar decisões mais informadas sobre colheitas, logística e vendas. Isso minimiza perdas durante o transporte e armazenamento, contribuindo para uma cadeia produtiva mais sustentável e econômica. Com um gerenciamento mais funcional, o agronegócio pode desempenhar um papel fundamental na construção de um sistema alimentar mais justo e responsável, beneficiando toda a sociedade.

Fracionalidade

A propriedade fracionada, refere-se a dividir a posse de um ativo em ações menores e compráveis. Isso permite que várias pessoas ou empresas compartilhem a propriedade e os benefícios do ativo. “Esse conceito é particularmente atraente para todos tipos de Investidores, especialmente os pequenos, que queiram investir por exemplo em café, eles podem fazer parte comprando as partes fracionadas de sacas não necessitando armazenar, distribuir, etc o que antes seria inacessível torna-se mais uma porta de vastas oportunidades”, finaliza Carneiro. Com isso, a blockchain melhoraria essa propriedade ao tornar o processo transparente, seguro e eficiente.

 

Postado por Redação em 20/01/2025 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.