Agrotools promove debates sobre inovação no campo durante 'O Agro do Futuro'
Postado por Redação em 14/06/2024 em NotíciasRepresentantes da Microsoft, B3, Sistema B, LDC, Nestlé, JBS, Bradesco, Itaú BBA e XP discutirão sobre inovação no campo
Divulgação: Agrotools
A Agrotools, ecossistema de soluções digitais para o setor do agronegócio, em parceria com a Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (APTSJC), reunirá grandes nomes e players do mercado na segunda edição do fórum “O Agro do Futuro”.
O evento será realizado no dia 20 de junho, das 8h30 às 17h30, presencialmente na sede do Parque Tecnológico São José dos Campos, região reconhecida pelo desenvolvimento de tecnologia e ciências para o agro e o clima.
Com a presença de autoridades públicas e executivos da Microsoft, B3, Sistema B, Nestlé, JBS, Bradesco, Itaú BBA e XP, o propósito do evento é discutir como a união entre inteligência de dados e a tecnologia está redefinindo o futuro do agro.
Com os principais temas relacionados à inovação no campo, incluindo mercados financeiro e de capitais, estratégias sustentáveis, emergência climática e gestão de riscos, os debates farão parte de uma programação extensa e diversificada, com destaque para a palestra de abertura que abordará a nova era da IA e o futuro do agro global, e será ministrada por Rodrigo Kede, Presidente Enterprise Américas da Microsoft e membro do conselho da Agrotools.
“Ferramentas que se alimentam de dados, algoritmos, imagens de satélites e IA reforçam o potencial da digitalização do agro”, diz Sergio Rocha, CEO da Agrotools. “Nesse sentido, ‘O Agro do Futuro’ chega para a sua segunda edição com a meta de fomentar a linguagem desse modelo de negócios, de forma que possamos encontrar soluções práticas, objetivas e em grande escala para ampliar a capacidade dos recursos tecnológicos e expandir todo o ecossistema do campo”, completa.
Algumas estimativas de mercado também reforçam esse cenário. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por exemplo, revela que 59% do crescimento da produção agrícola brasileira entre 1970 e 2022 é derivado do investimento em tecnologia. Outro dado que enfatiza esse panorama pode ser visto em um relatório da Distrito sobre a IA, que projeta que a presença dessa ferramenta no setor movimente US$ 4 bilhões globalmente até o fim de 2024.
Polo de inovação
O evento também visa direcionar as próximas ações do Arranjo Produtivo Local (APL) Agropolo Vale, coordenado pela APTSJC e tendo a Agrotools como companhia âncora. A empresa será a responsável por liderar as discussões do grupo a partir das tendências do mercado e, com isso, engajar a governança para o desenvolvimento do setor com base em tecnologia.
“O Headquarter da própria Agrotools fica em São José dos Campos em razão do potencial das universidades e espaços dedicados ao desenvolvimento tecnológico presentes na região”, explica Rocha. Um deles é o próprio Parque Tecnológico São José dos Campos, que hoje é considerado um dos maiores complexos de inovação e empreendedorismo do Brasil.
O Agropolo Vale é direcionado para empresas de base tecnológica que têm como principal mercado todos os elos do agronegócio. Anunciado em 2022 como resultado de uma parceria entre a bigtech e o Parque Tecnológico São José dos Campos, o grupo, composto por 63 companhias, visa intensificar a transformação digital do setor para promover um crescimento sustentável, econômico, social e ambiental.
Segundo o executivo, projetos como o Agropolo Vale mostram que há profissionais empenhados em continuar a revolução tech do agronegócio, que vem impactando o segmento há mais de 10 anos. “Ao lado de parceiros que entendem a importância desse movimento, vamos utilizar toda a nossa expertise e liderança para servir de bússola e projetar o agro do futuro”, complementa.