Tecnologias impulsionam avanço da produção de frutas no país
Postado por Redação em 25/03/2024 em NotíciasFeira Fruit Attraction chega a São Paulo e destaca a importância da utilização de novas ferramentas
Fruit Attracition 2023. Reprodução: Ifema Madrid
Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), em 2023 o faturamento com a exportação de frutas atingiu a marca recorde de 1,23 bilhão de dólares, apontando um aumento de 26,7% na comparação com o ano anterior. O uso de novas tecnologias tem desempenhado um papel fundamental nesse feito.
Guilherme Coelho, presidente da Abrafrutas, conta que os pequenos e médios produtores já utilizam tecnologias na produção de frutas, impulsionando a eficiência e minimizando os impactos ambientais.
“Todos esses avanços, aliados às boas práticas de ESG que, cada vez mais, buscamos, são grandes impulsionadores dos negócios. A mensagem que as novas ferramentas trazem é de que, se os produtores se juntarem com cooperativas e associações, vão ter oportunidades de chegar em todos os mercados.” Explica Coelho.
Entre as principais ferramentas, segundo Coelho, estão sensores para monitorar as condições ambientais e o estado das plantas, drones com imagens de alta resolução de grandes extensões de terra, além da utilização de Inteligência Artificial, processando grandes volumes de dados e identificando padrões e tendências.
Primeira edição da Fruit Attracition será realizada em São Paulo
O diferencial competitivo nacional e a utilização de novas ferramentas no setor serão destaques na primeira edição da Fruit Attraction São Paulo no país, entre os dias 16 a 18 de abril, no São Paulo Expo.
O evento é um dos mais prestigiados em comercialização de frutas e legumes, promovido pela IFEMA MADRID e FEPEX. Em Madrid a feira já teve 14 edições.
“A feira vai mostrar o Brasil para o mundo. O país tem um potencial muito grande na produção de frutas. Diferentemente de qualquer outro lugar do mundo, as frutas aqui são produzidas o ano inteiro. Podemos colocar nosso produto em janelas onde o mundo não tem.”, afirma o presidente da Abrafrutas.